Agricultores da França protestam contra acordo comercial entre UE e Mercosul

Agricultores da França se reuniram na terça-feira (26) em Estrasburgo para protestar contra o acordo comercial com o Mercosul, enquanto o Parlamento da União Europeia realiza uma sessão plenária.

Um comboio de cerca de 30 tratores seguiu em direção ao Parlamento, mas foi bloqueado pela polícia a poucos quilômetros da instituição europeia.

Um acordo comercial entre a União Europeia e os países do Mercosul, que inclui uma seção significativa sobre agricultura, desencadeou recentemente protestos de agricultores da UE, que argumentam que as importações agrícolas da América do Sul não atendem aos padrões europeus.

O acordo, datado de 2019 e publicado no site da Comissão, ainda não foi adotado. Ele inclui o estabelecimento de cotas de importação de certos produtos agrícolas dos países do Mercosul, incluindo Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, isentos de impostos ou com imposto reduzido.

O entendimento também daria aos agricultores da UE maior acesso aos mercados sul-americanos, o que poderia impulsionar as exportações de produtos como vinho, queijo, leite em pó e azeite de oliva.

Os legisladores do bloco europeu debaterão na quarta-feira (27) sobre o futuro da agricultura e da agricultura.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Agricultores da França protestam contra acordo comercial entre UE e Mercosul no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.