Laos prende funcionários de hostel após envenenamento de turistas por metanol

Oito funcionários de um hostel para mochileiros no Laos foram detidos pelas autoridades locais, enquanto as mortes de seis turistas estrangeiros por suspeita de envenenamento por metanol são investigadas, segundo a mídia estatal do país.

As mortes de duas adolescentes australianas, uma mulher britânica, um homem americano e duas mulheres dinamarquesas — e relatos de outros que ficaram doentes — provocaram alertas na semana passada de várias nações ocidentais sobre as consequências, potencialmente fatais, do consumo de álcool contaminado no Laos.

Os funcionários do Nana Backpacker Hostel, na cidade de Vang Vieng, no norte do país, todos cidadãos vietnamitas com idades entre 23 e 44 anos, foram presos na segunda-feira (25) pela polícia local, informou o jornal estatal Laotian Times.

Parte da investigação se concentrou em relatos de que os turistas receberam doses gratuitas de álcool no local, onde pelo menos cinco, dos que morreram, estavam hospedados.

O gerente e o proprietário do hostel, que também são vietnamitas, foram detidos anteriormente para interrogatório pela polícia, conforme a Associated Press. 

Segundo gerente, as duas mulheres australianas se juntaram a mais de 100 hóspedes para doses gratuitas no local antes de saírem, mas ele negou que outros hóspedes tenham relatado qualquer problema, relatou a AP.


Imagem mostra o balcão de um bar vazio, com um gekladeiras de bebidas cheias ao fundo e prateleiras com garrafas
O bar do hostel Nana Backpackers vazio em Vang Vieng, Laos, em novembro de 2024 • Via CNN Newsource

Os respectivos governos dos países das vítimas confirmaram as nacionalidades e mortes, mas muitos detalhes do suposto envenenamento em massa permanecem em segredo, frustrando famílias e companheiros de viagem que tentam juntar as peças do que aconteceu na cidade de Vang Vieng.

O Estado do Laos ainda não emitiu uma declaração pública sobre o caso, mesmo depois de mais de uma semana após a primeira morte.

Ainda não está claro o quão disseminados foram os envenenamentos. Na terça-feira, a afiliada da CNN Nine News relatou que um terceiro australiano que adoeceu estava se recuperando no hospital em uma condição estável.

Uma declaração da agência oficial de notícias do país (KPL) relatou na sexta-feira (22) que “o consumo de bebidas alcoólicas contaminadas” foi a causa suspeita das mortes. 

Mas as autoridades do Laos não deram nenhuma indicação de onde e como o álcool contaminado pode ter entrado na cadeia de suprimentos.

Viajantes conduzem investigação própria

Com poucas informações vindas das autoridades do país, alguns viajantes em Vang Vieng e amigos daqueles que morreram assumiram a responsabilidade de investigar. 

Um deles, que pediu para não ser identificado, disse à CNN que o grupo conduziu uma pesquisa independente de viajantes que também adoeceram ou foram hospitalizados após suspeita de envenenamento por metanol. 

Muitos entrevistados descreveram terem ficado doentes após beber em vários bares ou albergues pela cidade.

A CNN não pôde verificar esses relatórios ou os resultados da pesquisa de forma independente.

Enquanto isso, as famílias das vítimas lidam com a perda abrupta de seus entes queridos.

Os corpos das melhores amigas de 19 anos, Holly Bowles e Bianca Jones, foram devolvidos à Austrália na terça-feira (26) à noite. 

Falando com repórteres no aeroporto de Melbourne, os pais agradeceram aos apoiadores e elogiaram os esforços do governo australiano, segundo o Nine News.

Mark Jones, pai de Bianca, disse que as famílias ainda não estavam perto de obter respostas sobre como suas filhas morreram, informou o veículo correspondente.

“Queremos lamentar, pois sentimos muito a falta de nossas filhas”, expressou Jones, após a notícia das prisões em Vang Vieng. “Fiquei feliz em saber que houve alguma movimentação. Continuo a pedir ao governo do Laos que não pare de perseguir quem quer que seja.”


Quinto turista morre em meio a suspeitas de álcool contaminado no Laos • Anupam Nath/AP via CNN Newsource

O metanol é um álcool químico comumente usado em solventes industriais, produtos de limpeza e combustível, embora possa ser adicionado a bebidas alcoólicas inadvertidamente por meio de métodos tradicionais de fermentação ou deliberadamente — geralmente em busca de lucro.

Nas últimas décadas, Vang Vieng ganhou uma reputação notória como um centro de festas, onde os viajantes podiam acessar facilmente álcool barato e drogas ilícitas.

Mas em 2012, o governo ordenou uma repressão após uma série de acidentes fatais relacionados a baixos padrões de segurança e uma cultura de excessos ao longo do rio que atravessa a cidade.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Laos prende funcionários de hostel após envenenamento de turistas por metanol no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.