Raspador de língua é útil para eliminar mau hálito e língua branca?


Especialista explica quais são os benefícios e cuidados ao utilizar o raspador de língua Raspador de língua é útil para eliminar mau hálito e língua branca?
Reprodução/Envato
Se você já percebeu a sua língua mais esbranquiçada, notou que estava com mau hálito ou sentiu um gosto ruim na boca, é provável que você precise prestar mais atenção na higienização da sua língua.
O Dr. João Paulo Nascimento e Silva Pinto, especialista em periodontia e em halitose, explica mais sobre como fazer uma boa limpeza dessa área e quais são as consequência de negligenciá-la.
Por que é preciso higienizar a língua?
O especialista aponta de início dois principais benefícios de higienizar corretamente a língua: manter um hálito saudável e ter uma boa função gustativa.
Ele explica que todos os “restos” da boca vão se acumulando na língua, como bactérias, saliva, células descamadas, muco, sangue e restos de comida. Tudo isso se junta na língua e forma o que é chamado de saburra lingual, que nada mais é do que aquela camada esbranquiçada que observamos na região.
A situação mais comum é que a falta de limpeza da língua e acúmulo de saburra traga incômodos de odores e gostos desagradáveis na boca. Mas em casos mais graves, a saburra pode gerar uma barreira para a principal finalidade da língua, a função gustativa. Com as papilas gustativas obstruídas, o paciente pode sentir dificuldade de distinguir os sabores dos alimentos.
Para reforçar a higiene da língua e não sofrer com esses problemas, além de realizar a escovação da área, o especialista indica um produto específico, o raspador de língua.
Usar raspador de língua é indicado?
Segundo o dentista, o raspador de língua pode e deve entrar na rotina de higiene bucal de todos. No entanto, é importante conversar com um profissional para receber indicações de produtos adequados e orientações de como usar sem correr riscos.
Isso porque, existem raspadores que, por terem uma aresta muito frágil, não são eficazes na remoção da saburra. Há, ainda, o caso de arestas muito afiadas que podem gerar traumas na língua, uma condição que é igualmente prejudicial para a saúde da boca.
Como usar o raspador de língua?
A principal orientação do profissional é não exagerar na pressão aplicada ao raspar a língua. A mucosa dessa área é frágil e pode facilmente ser machucada. Ele também indica alguns passos para a utilização do produto:
Posicione o raspador na parte posterior da língua, mais próxima do fundo, mas sem encostar nas papilas circunvaladas.
Raspe a língua de 4 a 5 vezes, sem aplicar força.
Repita diariamente, de uma a duas vezes por dia, de acordo com a indicação médica.
Além disso, o especialista reforça a importância de estudar, junto com um profissional de saúde bucal, quais são as causas da formação excessiva de saburra. Uma boa forma de prevenir o seu surgimento, é alinhando a sua higiene bucal à produtos tecnológicos, como a linha bluem, que conta com a liberação de oxigênio ativo.
Conheça a bluem e transforme a sua saúde bucal
Adicionar aos favoritos o Link permanente.