Número de eleitores adolescentes cresce 57% nos últimos quatro anos em Rio Preto


Os dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os novos eleitores têm entre 16 e 17 anos. Jovens de 16 e 17 anos pretendem votar nas próximas eleições
O número de novos eleitores, que têm entre 16 e 17 anos, cresceu 57% nos últimos quatro anos em São José do Rio Preto (SP). Os dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Nas eleições de 2020, a cidade contava com 1.103 adolescentes que tiraram o título de eleitor. Em 2024, esse número saltou para 1.736.
Cresce número de jovens eleitores em São José do Rio Preto (SP)
Reprodução / TV TEM
Em entrevista à TV TEM, Vladimir Miguel Rodrigues, professor de história e filosofia, explicou que existem três fatores determinantes.
“Um, as redes sociais. Os jovens são muito vinculados as redes sociais e você têm partidos políticos, influencers, grandes personalidades politicas que estimulam a participação dos jovens. Isso também está vinculado a polarização política que o Brasil vem passando. Tanto de um lado, quanto do outro, dentro do espectro político, há uma tentativa de trazer o jovem para dentro das decisões. E terceiro, há um grupo de jovens engajados que procura na política uma oportunidade, uma melhora na sua condição de vida”, explica.
A Justiça Eleitoral analisa o aumento no interesse dos jovens como algo positivo. A participação desse eleitorado é fundamental para a manutenção do processo democrático do país.
Regis Pistori, chefe de Cartório Eleitoral diz que isso é indispensável dentro do cenário eleitoral.
“Os jovens estão interessados em participar do cenário político do país e isso é fundamental né. Porque quando mais gente pensando a democracia brasileira, pensando o sistema brasileiro de votação. Tendo coragem para se infiltrar nesse ramo, eu acho que é bem interessante”, finaliza Regis.
Justiça Eleitoral em São José do Rio Preto (SP)
Reprodução / TV TEM
Porém, a presença nas urnas é apenas o primeiro passo dentro do processo de democratização. Passadas as eleições, o desafio é conscientizar os jovens sobre a importância de acompanhar e também cobrar os representantes.
Mesmo com a rotina corrida, a estudante Heloisa Brandão da Silva já entendeu qual é o verdadeiro papel do cidadão.
Depois das aulas e do estágio, ela ainda separa um tempo para fazer os trabalhos e as atividades da escola. A partir deste ano, a estudante vai ter outra obrigação. Aos 17 anos, ela vai participar das eleições pela primeira vez:
“Eu acho que é bem importante também o jovem tirar o titulo de eleitor porque a gente é o futuro da nação. A gente tem que votar e saber em quem votar porque a nossa decisão pode fazer muita diferença na vida da pessoa que vai se eleger e também na nossa que vai ter que conviver”, conta.
Heloisa Brandão da Silva vai votar pela primeira vez em São José do Rio Preto (SP)
Reprodução / TV TEM
Apesar da pouca idade, a jovem se mostra bastante atenta no que diz respeito à escolha dos representantes nas urnas.
“Acho que para uma pessoa conseguir o meu voto ela tem que mostrar atitude que ela toma junto com o cidadão, a respeito do cidadão e como isso pode mudar na nossa vida “, explica.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.