Rio ganha a 1ª motofaixa; veja como funciona


Objetivo é reduzir acidentes de trânsito com motos e melhorar o fluxo. O Rio de Janeiro ganhou nesta segunda-feira (19) a 1ª motofaixa da cidade, na Lagoa-Barra. O esquema, em caráter experimental, foi implantado em São Conrado, na Autoestrada Engenheiro Fernando Mac Dowell, na pista sentido Lagoa, para melhorar o fluxo e reduzir acidentes de trânsito com motociclistas.
Nesse corredor, motos deverão andar a até 60 km/h, ante os 80 km/h permitidos nas outras pistas. Radares foram calibrados para medir a velocidade em cada ponto.
A faixa terá 2 km de extensão, delimitados por sinalização em azul, entre as 2 pistas de rolamento atuais. Começa 80 metros após a Rua Princesa Diana de Gales e vai até 40 metros antes do Viaduto Mestre Manoel.
Ela será preferencial, mas não obrigatória: dessa forma, os motociclistas podem usar a motofaixa quando o tráfego estiver congestionado. Demais veículos poderão passar sobre ela para mudar de faixa de trânsito.
A autoestrada foi escolhida como primeiro local por causa da alta quantidade de acidentes e maior facilidade de controle operacional, já que a base da CET-Rio fica a apenas 2,5 km e porque a via possui faixas mais largas, cuja pavimentação foi recentemente recuperada.
Cerca de 600 motocicletas circulam por hora na Lagoa-Barra, o que corresponde a 20% do fluxo, e 44% das vítimas de acidentes de trânsito no trecho são motociclistas e passageiros de motos.
Câmeras da prefeitura mostram também que 41,9% das motocicletas se envolvem em situações perigosas ao mudar de faixa e circular pelo acostamento ou entre os carros.
Motofaixa na Autoestrada Engenheiro Fernando Mac Dowell, em São Conrado
Reprodução/TV Globo
Motofaixa na Autoestrada Engenheiro Fernando Mac Dowell, em São Conrado
Reprodução/TV Globo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.