Udesc disponibiliza curso on-line gratuito sobre relações étnico-raciais

A Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) está com inscrições abertas para o curso gratuito “Formação para Docência e Gestão em Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola”. As atividades serão ministradas de forma on-line a partir de março de 2025.

As inscrições devem ser feitas pelo formulário no site oficial, até 20 de dezembro. Serão ofertadas 3,5 mil vagas, voltadas para profissionais da educação básica, professores, equipes pedagógicas e gestores das redes públicas de ensino.

O curso será dividido em quatro módulos:

  1. Panorama étnico-racial e quilombola brasileiro
  2. Culturas e territorialidades
  3. Educação antirracista na prática
  4. Gestão democrática para a diversidade

Duração do curso

A formação tem carga horária de 120 horas, com o objetivo de “fomentar o letramento racial de profissionais que atuam na educação básica e contribuir para a formação de docentes e gestores de acordo com os marcos legais da Educação para as Relações Étnico-Raciais (Erer) e Educação Escolar Quilombola (EEQ), além de pesquisas e estudos científicos que orientam a inclusão desse público nos sistemas de ensino no Brasil”.

De acordo com a Udesc, o curso também visa promover o desenvolvimento de conhecimentos, saberes e práticas pedagógicas que valorizem tradições, culturas e línguas ancestrais ligadas à presença negra e quilombola.

Além da discussão de sistemas de avaliação e da criação de projetos políticos pedagógicos, durante a formação será desenvolvida uma proposta educacional antirracista com atividades pedagógicas que transformem o ambiente e as relações escolares.

Para mais informações acesse o edital no site da Udesc.

Professor cria 20 regras para combater racismo nas escolas

Este conteúdo foi originalmente publicado em Udesc disponibiliza curso on-line gratuito sobre relações étnico-raciais no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.