Faculdade de Medicina de Uberlândia, transformando o ensino médico


O Método PBL na preparação de novos médicos Faculdade de Medicina de Uberlandia: método de ensino PBL leva alunos a buscarem soluções para problemas reais
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No cenário educacional global, métodos inovadores têm revolucionado a forma como os futuros profissionais de saúde são formados. Um desses métodos, o PBL (Problem Based Learning), tem se destacado como uma abordagem eficaz para preparar estudantes de medicina para os desafios complexos da prática clínica. Esse método é aplicado na Faculdade de Medicina de Uberlândia desde seu primeiro período e o impacto dessa abordagem é inovadora na formação médica.
O PBL difere substancialmente do método tradicional de ensino. Em vez de simplesmente absorver informações passivamente em aulas expositivas, os estudantes são desafiados desde cedo a enfrentar problemas clínicos complexos, conhecidos como “casos problema”. Esses casos são projetados para refletir situações da vida real que os médicos enfrentam, onde há incertezas, informações incompletas e decisões críticas a serem tomadas.
Faculdade de Medicina de Uberlândia oferece laboratórios com tecnologias para o ensino
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Para o diretor acadêmico da Faculdade, Ulisses Bueno, “uma das principais virtudes do PBL é sua capacidade de integrar teoria e prática de forma significativa. Ao enfrentar casos clínicos complexos desde o início, os alunos aprendem a aplicar seu conhecimento teórico na resolução de problemas reais. Além disso, o método fortalece a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe, tomar decisões sob pressão e manter um compromisso ético com os pacientes.”
Ulisses Bueno, diretor acadêmico da Faculdade de Medicina de Uberlândia
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O processo começa com a apresentação de um caso clínico detalhado a um grupo pequeno de estudantes, geralmente entre 8 a 10 pessoas, facilitado por um tutor experiente. O caso pode incluir informações como sintomas do paciente fictício, histórico médico, resultados de exames e outros dados relevantes. A partir daí os alunos são incentivados a identificar questões-chave e objetivos de aprendizagem que guiarão sua investigação.
Durante as sessões de grupo, os estudantes realizam pesquisas independentes para explorar conceitos médicos pertinentes ao caso, utilizando uma variedade de recursos como livros-texto, artigos científicos e diretrizes clínicas. As discussões são fundamentais no PBL, pois os alunos compartilham suas descobertas, discutem hipóteses e colaboram para desenvolver um plano de manejo para o paciente simulado. O papel do tutor é facilitar essas discussões, fornecendo orientação quando necessário e estimulando o pensamento crítico e a análise profunda.
Desde o início da jornada acadêmica os alunos FAMEU têm contato com a medicina humanizada
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Uma das principais vantagens do PBL é sua capacidade de integrar conhecimentos de diferentes disciplinas em um contexto prático, preparando os estudantes para entenderem a complexidade dos problemas de saúde de forma holística. Além de fortalecer o conhecimento médico, o método enfatiza o desenvolvimento de habilidades não cognitivas essenciais, como comunicação eficaz, trabalho em equipe, pensamento crítico e tomada de decisões éticas.
Aplicação na Faculdade de Medicina de Uberlândia: Um caso de sucesso desde 2022
A Faculdade de Medicina de Uberlândia, inaugurada em 2022 e primeira instituição particular de ensino médico na cidade, adotou o PBL como uma parte central de seu currículo desde o primeiro período do curso. Este compromisso com a inovação educacional visa não apenas formar médicos competentes, mas também cidadãos globais capazes de enfrentar os desafios contemporâneos da prática médica.
Hassan Ali Srour, coordenador acadêmico da FAMEU
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Para o professor Hassan Ali Srour, Coordenador Acadêmico da Faculdade de Medicina de Uberlândia, “o PBL é uma parte fundamental de nossa abordagem educacional. Desde o primeiro período, nossos alunos são colocados em grupos tutoriais onde enfrentam casos clínicos desafiadores. Esses casos não apenas estimulam o aprendizado ativo e a pesquisa independente, mas também promovem o desenvolvimento de habilidades essenciais como trabalho em equipe, comunicação e pensamento crítico. Acreditamos que essa abordagem prepara melhor nossos alunos para uma prática médica responsável e reflexiva”.
Método teve origem no Canadá
Um dos exemplos mais notáveis de aplicação bem-sucedida do PBL é na Faculdade de Medicina da Universidade McMaster, no Canadá. Lá, o PBL foi introduzido na década de 1960 e desde então tem sido reconhecido por sua eficácia em preparar médicos altamente competentes. Estudos mostram que os graduados da McMaster, que passaram por esse método, estão bem preparados para enfrentar os desafios complexos da medicina moderna, demonstrando não apenas conhecimento clínico robusto, mas também habilidades interpessoais e de tomada de decisão exemplares.
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