“Dahomey”: vencedor do Urso de Ouro do Festival de Berlim chega ao streaming

O documentário “Dahomey“, dirigido pela franco-senegalesa Mati Diop (“Atlantics”), estreou nesta sexta-feira (13) na plataforma de streaming MUBI. O filme foi escolhido para representar o Senegal na disputa pelo Oscar de Melhor Filme Internacional em 2025.

Vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim deste ano, o título explora 26 tesouros reais do Reino de Daomé, saqueados por tropas coloniais francesas em 1892. Com esses artefatos prestes a retornar à atual República do Benim, Mati Diop questiona como eles serão recebidos em um país que se transformou durante sua ausência.

Para oferecer diferentes perspectivas, “Dahomey” mistura uma narração suave com imagens de debates entre estudantes da Universidade de Abomey-Calavi.

O primeiro longa-metragem de Mati Diop, “Atlantics” (2019), conquistou o Grand Prix na 72ª edição do Festival de Cannes, estabelecendo a diretora como uma das principais figuras do cinema de arte internacional e da nova onda do cinema africano e diaspórico.

“Dahomey” também foi exibido durante a 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e foi selecionado como o representante do Senegal para o Oscar 2025 na categoria de Melhor Filme Internacional.

Assista ao trailer de “Dahomey”:

Este conteúdo foi originalmente publicado em “Dahomey”: vencedor do Urso de Ouro do Festival de Berlim chega ao streaming no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.