É preciso preservar o estatuto do desarmamento, diz secretário do Ministério da Justiça à CNN

O secretário de assuntos legislativos do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira, enfatizou a necessidade de preservar o Estatuto do Desarmamento em entrevista ao CNN 360° desta sexta-feira (13).

Pereira destacou a importância do controle rigoroso sobre o acesso a armas no país, criticando as políticas de flexibilização do governo anterior.

“Não podemos conviver em uma sociedade onde o acesso a armas seja descontrolado. O que foi feito na gestão passada foi um crime contra a sociedade brasileira”, afirmou o secretário, ressaltando os riscos associados à proliferação de armas.

Pereira argumentou que um controle mais restrito de armas poderia prevenir diversos tipos de violência, incluindo feminicídios, homicídios resultantes de conflitos no trânsito e massacres em escolas.

“Quantos feminicídios não poderiam ter sido evitados se a gente tivesse menos armas em circulação?”, questionou.

PEC da Segurança Pública em foco para 2025

Olhando para o futuro, o secretário apontou a PEC da Segurança Pública como o principal tema de debate para 2025. A proposta visa constitucionalizar o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), o que, segundo Pereira, permitirá avanços significativos na integração, inteligência e investimento em segurança pública.

“A aprovação dessa PEC é o grande tema que vai ocupar a pauta da segurança pública no próximo ano”, explicou Pereira. Ele acrescentou que, após a aprovação, seguirá um conjunto de regulamentações para melhorar a eficiência na atuação entre as diferentes forças policiais, incluindo a Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.

O objetivo final, conforme o secretário, é chegar a um texto que “melhore a atuação dos órgãos de segurança pública, que melhore a proteção dos agentes de segurança pública e que promova uma sensação de segurança maior para toda a sociedade brasileira”.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em É preciso preservar o estatuto do desarmamento, diz secretário do Ministério da Justiça à CNN no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.