Curitiba planeja suprir 100% dos prédios públicos com usinas solares

Curitiba planeja suprir 100% dos prédios públicos com usinas solares

Foi inaugurada, nesta sexta-feira (13), a usina solar instalada no Terminal do Pinheirinho. Com 1.386 módulos fotovoltaicos, a nova usina terá capacidade de gerar 956,34 Kilowatt-pico (KWp) de energia elétrica. A energia gerada supre 4% do consumo da Prefeitura de Curitiba. A economia estimada com esta usina solar é de R$ 792 mil por ano. É o que explica o diretor do Departamento de Eficiência Energética e Geração de Energias Renováveis, João Carlos Fernandes.

A obra para implementação da usina teve início em maio de 2023, foi paralisada para adequações do projeto e retomada somente em junho deste ano. Para instalação das placas fotovoltaicas, o telhado do Terminal Pinheirinho foi substituído.

LEIA MAIS

  • Homem morre em grave acidente com ônibus e vários carros

A geração de energia renovável está dentro das metas do Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima). A usina faz parte do programa Curitiba Mais Energia. De acordo com a secretária do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias, o município já aprovou um financiamento que prevê a implementação de mais 27 unidades de usina solar a partir de 2025. O intuito é que 100% dos prédios públicos municipais sejam supridos pelas unidades de geração.

O prefeito Rafael Greca ressaltou que a economia no município já ultrapassa os 50%.

Além do Terminal do Pinheirinho, os terminais Santa Cândida e Boqueirão também já possuem usinas solares em operação.

Reportagem: Vanessa Fontanella

Adicionar aos favoritos o Link permanente.