Lula indica “pacotão” de novos presidentes para agências reguladoras

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou ao Senado, na noite desta segunda-feira (16), um “pacotão” com 18 indicações de diretores para as agências reguladoras.

Os nomes saíram em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). Todos precisarão ser sabatinados pelas comissões setoriais do Senado e aprovados em plenário.

O “pacotão” de Lula para as agências, que havia sido antecipado pela CNN na semana passada, atrasou alguns dias por causa da internação hospitalar do presidente.

De qualquer forma, chega ao Senado ainda a tempo de agradar aliados da base governista e buscar mais apoio para aprovação das medidas de corte de gastos, que deverão ser votadas até sexta-feira (20).

Indicado pelo PSD do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (MG), o advogado Guilherme Sampaio assumirá o comando da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), responsável pelas concessões de rodovias e ferrovias, que movimentam investimentos bilionários.

Sampaio, que foi chefe de gabinete da presidência da Confederação Nacional do Transporte (CNT), ocupa atualmente uma das cinco vagas na diretoria colegiada da agência. Ele deverá ficar agora com o comando da ANTT — se aprovado pelo Senado.

O Republicanos, que tem o comando do Ministério dos Portos e Aeroportos com Silvio Costa Filho, acertou a ida do engenheiro Tiago Faierstein para a presidência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Faierstein é diretor comercial da Infraero e, antes disso, gerente de novos negócios da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Para a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o governo indicou o advogado e ex-deputado federal Wadih Damous (PT-RJ), atual secretário nacional do Consumidor no Ministério da Justiça.

Atendendo a um pedido do senador Otto Alencar (PSD-BA), o Palácio do Planalto fez a indicação de Artur Watt Neto para o comando da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O atual secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, Pietro Mendes, vai ocupar uma das diretorias da ANP — mas não a chefia da agência.

O economista Leandro Pinheiro Safatle foi indicado para substituir Antônio Barra Torres na presidência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), responsável pela aprovação de medicamentos e vacinas.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula indica “pacotão” de novos presidentes para agências reguladoras no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.