Curitiba inaugura reserva de água para emergências com 43 milhões de litros

A cidade de Curitiba (PR) inaugurou nesta terça-feira (17) a primeira parte da Reserva Hídrica do Futuro, com capacidade para 43 milhões de litros de água como alternativa emergencial de abastecimento. O local também conta com um parque voltado ao lazer da população.

O novo reservatório de água passa pelos bairros de Caximba, Campo de Santana, Umbará e Ganchinho, em seu primeiro trecho. São cerca de 26 km de extensão, sendo 70% em área de água e lagos.

A área também conta com o Parque Reserva Hídrica do Futuro, na rua Nicola Pellanda, no bairro do Umbará. O local é voltado ao lazer da população e conta com um mirante, com vista para os lagos e as áreas verdes.

O espaço conta com atrativos como uma maquete com o mapa em relevo da cidade de Curitiba, ciclovia, estacionamento, centro de educação ambiental e uma área de exposições.

A prefeitura de Curitiba investiu R$ 4,5 milhões na primeira etapa do projeto. A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, destacou a importância do projeto como adaptação às mudanças climáticas.

“Os maiores riscos na nossa região são as chuvas intensas em pouco tempo e também a falta de chuva, ou seja, a escassez de água. Esse projeto da Reserva Hídrica do Futuro é de adaptação da cidade para as mudanças climáticas”, explicou Dias.

Ao lado da família, o prefeito Rafael Greca destacou que o projeto é o seu maior legado para Curitiba. ”Estamos garantindo que a cidade nunca mais tenha escassez de água e que não sofra com as mudanças climáticas”, afirmou Greca.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Curitiba inaugura reserva de água para emergências com 43 milhões de litros no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.