Localização de Android será enviada a polícia, bombeiros e SUS durante ligação

O Google lançou, na segunda-feira (16), o Serviço de Localização de Emergência (ELS) no Brasil. O mecanismo permitirá o compartilhamento automático da localização de quem faz uma ligação ou envia um SMS para serviços de emergência — como a polícia militar, o corpo de bombeiros ou o SAMU — com as autoridades locais.

Feito em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o ELS já está disponível gratuitamente para celulares com Android 5.0 ou versões mais recentes do sistema operacionais — que equivale a 99% dos aparelhos do gênero. Além disso, o Google não tem acesso à informação enviada às autoridades, o que mantém a privacidade do usuário.

A ideia é reunir esforços e juntar a rede móvel, o Wi-Fi, o GPS e dados de sensores para fornecer informações mais precisas sobre onde está a pessoa que fez o chamado de emergência. Em alguns casos, informações contextuais também serão adicionadas. Dessa forma, os socorristas podem agir com maior acurácia e mais rapidamente, o que aumenta o número de vidas salvas.

“A parceria com a Anatel é um marco no uso da tecnologia para a segurança e bem-estar da população brasileira. Algo simples, como a informação de localização precisa, compartilhada de maneira rápida com autoridades gera eficiência, reduz o tempo de resposta de uma equipe de socorro e pode significar a diferença entre a vida e a morte de alguém”, diz Bruno Diniz, líder de engenharia de Android no Brasil.

Como ativar o Serviço de Localização de Emergência no Android?

 

Android 15: veja quais são as novidades da atualização

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Localização de Android será enviada a polícia, bombeiros e SUS durante ligação no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.