Pilotos dos EUA relatam aumento nos ataques de laser desde aparição de drones

Pilotos têm relatado um aumento no número de lasers atingindo aeronaves, desde que o pânico dos drones começou no início do mês de dezembro, conforme novos dados da Administração Federal de Aviação(FAA na sigla em inglês).

Os ataques de laser podem cegar temporariamente os pilotos e causar acidentes em momentos mais críticos de um voo — quando um avião está perto do solo para decolar ou pousar.

A FAA relatou à CNN que em todo o país que os profissionais geralmente relatam uma média de 30 ataques de laser por noite. Mas, segundo informações do órgão na terça-feira (17), 123 ataques de laser foram relatados por pilotos em todo o país.

24 deles foram sobre o estado de Nova Jersey, afirmou a FAA.

 

“A FAA recebeu dezenas de novos relatórios de laser de pilotos no espaço aéreo abrangendo NJ, NY e PA”, explicou a agência em um comunicado, divulgado pela primeira vez à CNN.

“Em Nova Jersey, os ataques de laser aumentaram significativamente no mês de dezembro. Os relatórios de pilotos aumentaram 269% em relação ao mesmo período do ano passado.”

O que está acontecendo no céu dos Estados Unidos?

Drones não identificados foram avistados em ao menos oito estados dos Estados Unidos nas últimas semanas, causando pânico, preocupação e diversas teorias da conspiração.

Esses objetos foram vistos tanto sobre bairros residenciais quanto sobre locais restritos e infraestrutura crítica, como pontes e bases aéreas – chegando a causar interrupções em um aeroporto internacional de Nova York, por exemplo.

Com toda a repercussão do caso, o FBI, a agência de investigação federal dos EUA, e o Departamento de Segurança Interna emitiram uma declaração conjunta ressaltando que “não há evidências neste momento” de que os avistamentos representem uma ameaça à segurança nacional ou pública.

Ainda assim, outras autoridades destacaram que esses avistamentos estavam indo “longe demais” e determinaram investigações.

Especialistas ouvidos pela CNN explicaram que os objetos misteriosos avistados nos EUA podem ser desde drones pequenos e “amadores” até alguns maiores e “profissionais”.

Autoridades dos EUA relataram, que muitos dos relatos de drones misteriosos na últimas semanas eram drones comerciais, de lazer e policiais, outros eram simplesmente aeronaves ou estrelas.

Apelos dos oficiais federais por calma em relação aos avistamentos têm sido direcionados à população, além de pedidos para não atirarem contra os drones.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Pilotos dos EUA relatam aumento nos ataques de laser desde aparição de drones no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.