Ataques aéreos israelenses matam pelo menos 25 pessoas em Gaza, dizem médicos

Ataques aéreos israelenses mataram pelo menos 25 palestinos na Faixa de Gaza nesta sexta-feira (20), incluindo ao menos oito pessoas em um apartamento no campo de refugiados de Nuseirat e dez na cidade de Jabalia, de acordo com autoridades médicas.

Os mediadores ainda negociam um cessar-fogo entre Israel e o grupo armado Hamas após mais de um ano de conflito.

Fontes disseram à Reuters na quinta-feira (19) que o Catar e o Egito conseguiram discutir algumas diferenças entre Israel e o Hamas para um potencial acordo, mas que ainda há pontos de divergência.

Israel iniciou o ataque a Gaza depois que combatentes liderados pelo Hamas atacaram comunidades israelenses em 7 de outubro de 2023, matando 1.200 pessoas e fazendo mais de 250 reféns, de acordo com os registros israelenses.

Israel afirma que cerca de 100 reféns ainda estão sendo mantidos em Gaza, mas não se sabe quantos estão vivos.

Autoridades em Gaza dizem que a campanha de Israel matou mais de 45 mil palestinos e deslocou a maior parte da população de 2,3 milhões.

Entenda o conflito na Faixa de Gaza

Israel realiza intensos ataques aéreos na Faixa de Gaza desde o ano passado, após o Hamas ter invadido o país e matado 1.200 pessoas, segundo contagens israelenses. Além disso, o grupo radical mantém dezenas de reféns.

O Hamas não reconhece Israel como um Estado e reivindica o território israelense para a Palestina.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, prometeu diversas vezes destruir as capacidades militares do Hamas e recuperar as pessoas detidas em Gaza.

Além da ofensiva aérea, o Exército de Israel faz incursões terrestres no território palestino. Isso fez com que grande parte da população de Gaza fosse deslocada.

A ONU e diversas instituições humanitárias alertaram para uma situação humanitária catastrófica na Faixa de Gaza, com falta de alimentos, medicamentos e disseminação de doenças.

A população israelense faz protestos constantes contra Netanyahu, acusando o premiê de falhar em fazer um acordo de cessar-fogo para os reféns sejam libertados. 

Detectar, interceptar: entenda como funciona o Domo de Ferro de Israel

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ataques aéreos israelenses matam pelo menos 25 pessoas em Gaza, dizem médicos no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.