Veja 5 carros que foram reprovados no teste de colisão

Ao longo dos anos, os carros estão ficando mais tecnológicos e seguros. Neste último ponto, porém, ainda há automóveis com notas baixas nos testes de colisão. Para a América Latina e Caribe, o Latin NCAP é a organização que faz esse papel do crash test. Confira abaixo, cinco veículos que tiraram nota zero na avaliação da instituição.

Ao longo de 2024, diversos modelos foram testados e receberam a nota máxima.

Renault Sandero, Logan e Stepway

Fruto de um mesmo projeto, a tríplice da Renault ganhou zero estrelas no Latin NCAP. Apenas o Sandero foi avaliado, com o resultado sendo estendido para os demais modelos.

  • Proteção para adultos: 32,83%;
  • Proteção para crianças: 61,22%;
  • Proteção em impacto com pedestres: 46,30%;
  • Assistência à segurança: 0%.


Sandero zera teste de colisão no Latin NCAP
Sandero zera teste de colisão no Latin NCAP • Latin NCAP/Divulgação

Citroën C3 Aircross

Com dois airbags, o modelo tirou zero estrelas no teste do Latin NCAP. Segundo a organização, o impacto frontal mostrou proteção fraca para o peito do passageiro da frente. Já o teste de impacto lateral mostrou intrusão relevante no habitáculo, aumentando os riscos de ferimentos aos seus ocupantes. 

  • Proteção para adultos: 33,01%;
  • Proteção para crianças: 11,37%;
  • Proteção em impacto com pedestres: 49,57%;
  • Assistência à segurança: 34,88%.


O C3 Aircross foi lançado no Brasil no fim de 2023
O C3 Aircross foi lançado no Brasil no fim de 2023 • Latin NCAP/Divulgação

Neta Aya

O Neta Aya é o carro de entrada da montadora Chinesa Neta Auto. Durante os testes de colisão do Asean NCAP, porém, o modelo recebeu a menor nota possível. No início de novembro, o Aya iniciou a pré-venda no Brasil por R$ 128.900 na versão básica.

  • Proteção para adultos: 7,89%;
  • Proteção para crianças: 13,51%;
  • Impacto com motociclista: 0%;
  • Assistência à segurança: 7,14%.


Montadora chinesa chegou ao Brasil no segundo semestre de 2024
Montadora chinesa chegou ao Brasil no segundo semestre de 2024 • Asean NCAP/Divulgação

Jac E-JS1 (teste em 2022)

O E-JS1 é o modelo de entrada para o mundo dos elétricos da marca. Porém, no quesito segurança ele não foi muito bem no teste de colisão. O veículo foi o primeiro carro elétrico a ser testado pelo Latin NCAP. 

  • Proteção para adultos: 0%;
  • Proteção para crianças: 6%;
  • Proteção em impacto com pedestres: 20%;
  • Assistência à segurança: 7%.


E-JS1 foi o primeiro carro elétrico testado pelo Latin NCAP
E-JS1 foi o primeiro carro elétrico testado pelo Latin NCAP • Latin NCAP/Divulgação

Citroën C3 (teste em 2023)

O carro mais barato da montadora francesa, que agora pertence ao Grupo Stellantis, também zerou a prova. Dentro outras coisas, o Latin NCAP classificou o Citroën C3 como tendo uma estrutura instável, proteção fraca no choque frontal, falta de proteção lateral da cabeça e falta de aviso de uso de cinto de segurança.

  • Proteção para adultos: 30,52%;
  • Proteção para crianças: 12,10%;
  • Proteção em impacto com pedestres: 49,74%;
  • Assistência à segurança: 34,88%.


Terceira geração do Citroën C3
Terceira geração do Citroën C3 • Latin NCAP/Divulgação

Este conteúdo foi originalmente publicado em Veja 5 carros que foram reprovados no teste de colisão no site CNN Brasil.

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