Grêmio repudia caso de racismo que fez time deixar campo contra River Plate

O Grêmio repudiou o caso de racismo que fez o time deixar o campo durante jogo contra o River Plate pela Brasil Ladies Cup.

O Grêmio venceu a partida por 3 a 0 no Estádio Canindé, em São Paulo, nesta sexta-feira (20).

“Um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia responsável e faremos todo o possível para que o caso resulte em punição para as responsáveis. Nós, do Clube de Todos, não aceitamos esse tipo de situação e aproveitamos para reforçar o nosso compromisso contra todo e qualquer tipo de preconceito”, explicou o clube.

Após o gol de empate do Grêmio no final da primeira etapa, o jogo ficou paralisado por cerca de 30 minutos, pois Candela Díaz, jogadora do River, foi flagrada imitando um macaco na direção do gandula.

O gesto incitou uma confusão generalizada entre as argentinas e o gandula, que foi rapidamente defendido pelas atletas do Grêmio. Em seguida, as Gurias Gremistas saíram de campo rumo ao vestiário. Após a confusão e seis expulsões no time argentino, o jogo foi encerrado.

A partida, no tempo regulamentar, terminou em 1 a 1, porém e após a confusão, o árbitro determinou o placar de 3 a 0 para o Grêmio.

“Na parte final do primeiro tempo, logo após empatar a partida, as nossas atletas se revoltaram ao presenciar jogadoras do time argentino fazendo gestos racistas para um gandula. Ao defender o gandula,  as Gurias Gremistas também foram vítimas de palavras e gestos racistas. Na confusão, a partida foi interrompida e seis jogadoras do River acabaram expulsas, dando fim ao jogo. Lamentamos profundamente o episódio e nos solidarizamos com o gandula e as atletas que foram agredidas de maneira inadmissível e intolerável”, diz a nota do clube.

O River Plate não se manifestou.

Brasil Ladies Cup se manifesta

A organização da Brasil Ladies Cup repudiou o episódio de racismo. “A Brasil Ladies Cup repudia o episódio de racismo durante a partida entre River Plate e Grêmio. Neste momento, a organização está prestando o suporte necessário para as vítimas deste lamentável ocorrido. É triste que o desenvolvimento do futebol feminino, através de um torneio que está sendo exibido em todo o país e também no exterior, seja atrapalhado por um acontecimento lastimável”,  disse a organização da competição em comunicado.

Com a vitória sobre o River Plate, o Grêmio se classificou para a final, contra o Bahia, neste domingo (22), às 16h.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Grêmio repudia caso de racismo que fez time deixar campo contra River Plate no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.