Consulta pública para a criação da unidade de conservação da onda do Sumidouro em São Francisco do Sul

A comunidade do Surf de São Francisco do Sul há anos luta para conservar uma das principais ondas do litoral norte catarinense: a onda do Sumidouro, que está ameaçada devido à planos de instalação de estruturas portuárias no local.

De acordo com a direção da ondulação e do vento, a onda quebra com formação internacional, condições tubulares, rápidas e pesadas, que são difíceis de encontrar no Brasil.

A onda ocorre em uma praia virgem, 100% preservada, entre a praia do Forte e a praia do Capre, na baia da Babitonga. A área possui importantes remanescentes de vegetação de restinga e de manguezal, desempenhando importantes serviços ambientais e ecossistêmicos, além de ser berçário para a vida marinha e ponto de alimentação de aves migratórias. Também é uma importante região de pesca artesanal das comunidades locais.

Após muita luta, a gestão pública municipal está se convencendo sobre a importância da preservação ambiental desta região, e está cogitando criar uma Unidade de Conservação, garantindo assim a existência da onda do Sumidouro.

A Federação Catarinense de Surf (FECASURF) reconhece e apoia a luta da Associação de Surf da Prainha (ASP) nesta causa, e acredita que a grande maioria dos surfistas do Estado também apoiem.

Diante disso, a FECASURF está divulgando o link de consulta pública formal para a criação da Unidade de Conservação no local: https://docs.google.com/forms/d/1fB5Z-NNBcaHah0MYXy4TxKEGqhb8AxFiBqc_2UHdaRU/viewform?edit_requested=true

Os surfistas e simpatizantes poderão expressar a sua opinião no link acima, e assim ajudar a convencer o poder público a preservar a região e conservar a onda do Sumidouro!

Jornalista: João Lopes/Textos

Foto: Arquivo

O post Consulta pública para a criação da unidade de conservação da onda do Sumidouro em São Francisco do Sul apareceu primeiro em Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.