Fernanda Torres vai ser indicada ao Oscar? Conheça suas concorrentes

Desde que Fernanda Torres, 59, recebeu uma indicação ao Globo de Ouro 2025 por “Ainda Estou Aqui” e o filme avançou na disputa por Melhor Filme Internacional no Oscar 2025, muitos têm se perguntado sobre as chances da atriz de também ser lembrada pela Academia.

As chances são grandes, mas a atriz brasileira precisará enfrentar uma forte concorrência para ter seu nome anunciado entre os indicados. A CNN listou as principais concorrentes ao Oscar de Melhor Atriz em 2025 e analisa as possibilidades de Torres conquistar uma indicação.

Conheça as principais concorrentes ao Oscar de Melhor Atriz 2025

Para avaliar as chances de cada candidata, foram considerados os principais veículos especializados na cobertura da temporada de prêmios, as críticas dos filmes em competição, as distribuidoras responsáveis por cada obra e o histórico de indicações e vitórias em premiações anteriores.

Veículos especializados consultados:

  • Variety
  • The Hollywood Reporter
  • Awards Daily
  • Goldderby
  • Awards Watch

Conheça as candidatas ao Oscar:

Mikey Madison por “Anora”


"Anora" vence Palma de Ouro no Festival de Cannes 2024
“Anora” venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes 2024 • Divulgação

A jovem Mikey Madison, conhecida por sua atuação no filme “Pânico” e na série “Better Things”, desponta como a atual favorita ao prêmio. Concorrendo por seu papel no filme “Anora”, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes 2024, ela tem se destacado em diversas premiações da crítica.

Atualmente, Madison também é apontada como a principal candidata ao Globo de Ouro de Melhor Atriz em Comédia.

  • Veículos que apontam uma indicação para a atriz: Variety, The Hollywood Reporter, Awards Daily, Goldderby e Awards Watch.

Karla Sofía Gascón por “Emilia Pérez”


Karla Sofía Gascón em "Emilia Pérez"
Por “Emilia Pérez”, Karla Sofía Gascón é uma das favoritas ao Oscar 2025 de Melhor Atriz • Divulgação

Embora “Anora” tenha conquistado a Palma de Ouro em Cannes, o prêmio de Melhor Atriz foi para o elenco de “Emilia Pérez“. Em uma vitória conjunta, a honraria foi concedida a Zoë Saldaña, Selena Gomez, Adriana Paz e Karla Sofía Gascón. Com o prêmio, Karla se tornou a primeira mulher trans a ganhar a Palma.

Ela também se tornou a primeira atriz trans a ser indicada ao Globo de Ouro por um filme e muito provável será a primeira a chegar ao Oscar. Nos Estados Unidos, a campanha de “Emilia Pérez” está por conta da Netflix, que tem um histórico de Oscar forte graças a filmes como “Roma”, “O Irlandês”, “História de um Casamento”, “Mank”, “Os Sete de Chicago”, “Maestro” e outros.

  • Veículos que apontam uma indicação para a atriz: Variety, The Hollywood Reporter, Awards Daily, Goldderby e Awards Watch.

Cynthia Erivo por “Wicked”


Cynthia Erivo em "Wicked"
Cynthia Erivo é um dos destaques de “Wicked” • Reprodução/YouTube/Universal Pictures

“Wicked” é um dos maiores fenômenos cinematográficos do ano, o que pode impulsionar Cynthia Erivo na disputa por prêmios graças à sua performance no filme inspirado nos personagens de “O Mágico de Oz”. Seu desempenho tem recebido críticas altamente elogiosas e superlativas.

No entanto, um possível obstáculo para sua candidatura é a percepção do filme como uma obra voltada ao público infantil. Até o momento, Erivo já recebeu indicações ao Globo de Ouro e ao Critics Choice.

  • Veículos que apontam uma indicação para a atriz: Variety, The Hollywood Reporter, Awards Daily, Goldderby e Awards Watch.

Angelina Jolie por “Maria Callas”


Angelina Jolie em "Maria Callas"
Angelina Jolie em “Maria Callas” • Divulgação

Dizem que interpretar uma figura real é quase garantia de sucesso no Oscar. Nos últimos anos, é notável o número de vencedores em prêmios de atuação que deram vida a personagens históricos ou biográficos.

Entre eles estão Rami Malek como Freddie Mercury em “Bohemian Rhapsody”, Renée Zellweger como Judy Garland em “Judy”, Cillian Murphy como J. Robert Oppenheimer em “Oppenheimer” e Jessica Chastain como Tammy Faye Bakker em “Os Olhos de Tammy Faye”, entre outros. Este ano, quem chama atenção por caracterização e maneirismos é Angelina Jolie por “Maria Callas“, no qual a estrela interpreta a dama da ópera.

Maria Callas era conhecida por sua personalidade extravagante, intensa e apaixonante, características que Angelina Jolie captura com maestria em sua interpretação no filme, já assistido pela CNN. Vale destacar que, nos Estados Unidos, “Maria Callas” conta com a campanha da Netflix, o que aumenta significativamente suas chances na temporada de premiações.

  • Veículos que apontam uma indicação para a atriz: Variety, The Hollywood Reporter, Goldderby e Awards Watch.

Demi Moore por “A Substância”


Demi Moore em "A Substância"
Demi Moore em “A Substância” • Divulgação/Imagem Filmes

Quem não aprecia uma boa história de retorno? Após anos afastada das telas, Demi Moore voltou aos holofotes com “A Substância“,  um filme aclamado pela crítica e que vem ganhando destaque na internet, seja por suas cenas impactantes ou pelos figurinos marcantes.

Uma indicação para a estrela de “Ghost” seria a primeira de sua carreira. Dado o sucesso do filme em premiações como o Globo de Ouro, o Critics Choice e diversos prêmios da crítica independente, há uma boa chance de que a musa dos anos 1990 ouça seu nome no dia das indicações.

No entanto, o que pode pesar contra a atriz é o fato de “A Substância” ser um filme de terror, um gênero historicamente pouco valorizado pela Academia.

  • Veículos que apontam uma indicação para a atriz: The Hollywood Reporter, Awards Daily e Awards Watch.

Nicole Kidman por “Babygirl”


Nicole Kidman no thriller erótico "Babygirl"
Nicole Kidman no thriller erótico “Babygirl” • Divulgação/ A24

Nicole Kidman venceu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Veneza 2024 pelo thriller erótico “Babygirl“. A produção da A24 tem gerado grande atenção no circuito crítico, tanto por seu conteúdo ousado quanto pela atuação da veterana.

Embora uma indicação ao Oscar pareça natural para a estrela, o teor provocativo do filme pode ser um obstáculo. Muitos veículos destacam que as cenas explícitas, incluindo várias sequências de sexo envolvendo a atriz, podem ser consideradas excessivamente audaciosas para os padrões da Academia.

Ainda assim, com cinco indicações ao Oscar e uma vitória já em seu histórico, é difícil ignorar a possibilidade de mais uma nomeação para a australiana.

  • Veículos que apontam uma indicação para a atriz: Awards Daily.

Marianne Jean-Baptiste por “Hard Truths”


Marianne Jean-Baptiste em "Hard Truths"
“Hard Truths” marca a nova colaboração de Marianne Jean-Baptiste com o diretor inglês Mike Leigh •

Um dos filmes mais aclamados do ano é “Hard Truths“, dirigido pelo renomado cineasta inglês Mike Leigh, conhecido por obras como “Vera Drake”, “Segredos e Mentiras” e “Simplesmente Feliz”. A atuação de Marianne Jean-Baptiste no longa tem sido amplamente celebrada pela crítica, sendo considerada uma das melhores do ano.

Jean-Baptiste já conquistou dois dos três prêmios mais prestigiados da crítica: o de Nova York e o de Los Angeles. O único que não venceu é o da National Society of Film Critics, que ainda não divulgou seus resultados. Além disso, ela foi indicada ao Critics Choice, mas acabou ficando de fora do Globo de Ouro.

O principal obstáculo para Marianne Jean-Baptiste é o fato de “Hard Truths” ser distribuído por uma empresa de menor porte, a Bleecker Street. No entanto, nomes influentes da indústria têm demonstrado apoio ao filme, o que pode fortalecer suas chances na temporada de premiações.

  • Veículos que apontam uma indicação para a atriz: Awards Daily e Goldderby.

Fernanda Torres vai ser indicada ao Oscar?


Fernanda Torres interpreta Eunice Paiva em "Ainda Estou Aqui"
Fernanda Torres interpreta Eunice Paiva em “Ainda Estou Aqui” • Reproduzido por TMDB

Fernanda Torres tem chances de ser indicada ao Oscar? “Há muitas possibilidades, mas a categoria de Melhor Atriz está extremamente concorrida, e o fato de ‘Ainda Estou Aqui’ não ser o favorito para levar o prêmio de Melhor Filme Internacional complica as coisas. Além disso, o histórico de atores indicados por filmes estrangeiros não é muito extenso”, aponta o especialista na premiação Waldemar Dalenogare em entrevista à CNN.

Embora a veterana atriz seja bem conhecida no Brasil, ela não possui o mesmo reconhecimento nos Estados Unidos. “O que estamos tentando destacar para os votantes do Oscar é que Fernanda Torres ganhou o prêmio de Melhor Atriz em Cannes quando tinha 18 anos. Quantas concorrentes dela este ano têm um prêmio de melhor atriz em um festival e nessa idade?”, ressalta Rodrigo Teixeira, produtor de “Ainda Estou Aqui”, em entrevista à CNN.

Apesar da forte concorrência, Torres foi indicada ao Globo de Ouro e recebeu uma menção especial no prêmio da crítica de Los Angeles, o que demonstra que ela está na disputa. Além disso, nos Estados Unidos, o filme é distribuído pela Sony Pictures Classics, companhia que já indicou várias atrizes de seus filmes ao Oscar.

  • Veículos que apontam uma indicação para a atriz: Variety.

Quando saem os indicados ao Oscar 2025?

Os indicados ao Oscar serão anunciados em 17 de janeiro, e a cerimônia de premiação ocorrerá em 2 de março.

“Ainda Estou Aqui”: conheça história que inspirou filme com Fernanda Torres

Este conteúdo foi originalmente publicado em Fernanda Torres vai ser indicada ao Oscar? Conheça suas concorrentes no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.