Secretário preso em operação contra fraudes é solto e caso é investigado em sigilo em RO


Habeas corpus foi concedido pelo desembargador de plantão. Júnior Lopes é investigado por fraudes em contratos públicos para eventos festivos como a Expovel. Júnior Lopes
Jefferson Carvalho
Na segunda-feira (23), o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) concedeu um habeas corpus que libera da prisão Lourival Junior de Araújo Lopes, conhecido como Júnior Lopes, investigado por fraudes em contratos públicos para eventos festivos como a Expovel enquanto ocupava o cargo de secretário da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel).
Segundo o TJ-RO, o habeas corpus foi concedido pelo desembargador de plantão, mas o caso segue em sigilo absoluto e outras informações não podem ser divulgadas. O g1 tenta contato com a defesa de Júnior Lopes.
O ex-secretário foi preso no dia 13 de dezembro durante uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) em Porto Velho.
No dia seguinte a demissão dele foi publicada no Diário Oficial, assinada pelo governador Coronel Marcos Rocha. Além de Júnior Lopes, outros três servidores também foram exonerados da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel).
Os servidores são investigados por fraude e falsidade ideológica em contratos públicos. Segundo as investigações, houve direcionamento na escolha da associação que organizou vários eventos sob o comando do secretário afastado, entre eles a Expovel 2023.
O MP-RO percebeu que a entidade beneficiada não possuía capacidade técnica ou legal para receber recursos públicos. No total, são investigados o uso de R$ 13 milhões de recursos públicos nos eventos supostamente irregulares.
Segundo o MP-RO, a prisão do secretário se fez necessária porque foi constatado que os investigados e pessoas próximas a eles tiveram acesso a informações privilegiadas e começaram a agir para alterar e destruir provas.
LEIA TAMBÉM:
Mezanino de loja que desabou em Cacoal, RO, foi construído sem acompanhamento técnico, diz Crea
Entenda lei aprovada pelo Governo Federal que altera limites de reservas extrativistas em RO
VEJA MAIS:
Secretário da Sejucel Júnior Lopes é preso preventivamente em Rondônia
Adicionar aos favoritos o Link permanente.