“Vamos lembrar dele por toda a vida”, diz Tony Ramos sobre Ney Latorraca

O ator Tony Ramos, 76, prestou uma homenagem ao amigo e parceiro de profissão, Ney Latorraca, que faleceu nesta quinta-feira (26) aos 80 anos, na zona sul do Rio de Janeiro.

Em entrevista à CNN, Ramos relembrou momentos marcantes da carreira do artista e ressaltou a sua importância para a dramaturgia brasileira, com destaque para a estreia do santista na TV Globo, em 1975, com “Escalada”, de Lauro Muniz.

 

“O público se apaixonou por aquela figura, por aquele comportamento, por aqueles olhares, porque ele era um ator absolutamente intenso. Quando a gente diz intenso não é inquieto. É na alma do personagem. E é por isso que vamos lembrar dele por toda a vida“, declarou.

Ramos também enfatizou a capacidade de Latorraca de cativar o público mesmo em papéis silenciosos. “Só um grande ator, em seu silêncio, é que faz um grande personagem. Só um grande ator faz isso. Foi o que ele fez”, afirmou.

Relembrando momentos de intimidade longe das telinhas, Tony compartilhou: “Eu brincava muito com ele ao telefone, dizia ‘que tudo corra bem’, ‘beijo grande’, ‘feliz Natal’, ‘feliz Ano Novo’. Eu dava uma pausa e fazia o Barbosa [personagem] que ele fazia no TV Pirata. Ele morria de rir e aí ele repetia. É disso que quero me lembrar sempre”, recordou.

Legado na dramaturgia brasileira

Ainda na conversa, Tony deu detalhes da relação de Latorraca com os autores brasileiros, explicando como alguns personagens eram criados especificamente para o ator.

“É óbvio que quando era um personagem de contundência absoluta, que causasse um ruído no espectador, o Ney era o primeiro a vir à imaginação do autor, porque ele era esse ator que conseguia transformar no coloquial algo que muitos espectadores poderiam pensar que era inimaginável, e ele tornava crível”, garantiu.

Ao final, Ramos resumiu a permanência de Latorraca na memória cultural brasileira. “Um ator intenso, com a alma presente de cada personagem. Nos filmes que ele fez, nas peças, principalmente, é claro, com a imagem gravada em videotape, a memória dele está presente para toda a vida“.

A perda de Ney Latorraca representa um marco significativo para as artes cênicas do Brasil, deixando um legado de talento, versatilidade e paixão pela atuação que continuará inspirando gerações futuras de artistas.

E mais – relembre personagens emblemáticos de Ney Latorraca. 

Ana Paula Arósio e mais: veja 5 atores que desapareceram dos holofotes

Este conteúdo foi originalmente publicado em “Vamos lembrar dele por toda a vida”, diz Tony Ramos sobre Ney Latorraca no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.