Executivos da FTX têm penas de prisão reduzidas nos EUA

Ryan Salame e Caroline Ellison, executivos da FTX condenados por seus papéis na notória fraude de criptomoedas liderada por seu ex-chefe Sam Bankman-Fried, reduziram o tempo de suas longas sentenças de prisão.

Salame, ex-executivo de alto escalão da FTX, a plataforma de negociação de criptomoedas agora falida, se declarou culpado de acusações de fraude criminal em setembro de 2023 e foi sentenciado em maio a 7 anos e meio de prisão federal.

Ele começou sua sentença em outubro. Mas o Departamento Federal de Prisões aponta atualmente a sua data de soltura como 1º de março de 2031, mais de um ano antes do previsto, em abril de 2032.

O Business Insider relatou pela primeira vez a nova data de soltura de Salame.

Ellison, ex-namorada de Bankman-Fried e ex-CEO do braço de fundos de hedge da FTX, Alameda Research, foi sentenciada a 2 anos de prisão após se declarar culpada de sete acusações federais de fraude e conspiração. Ela também foi uma testemunha-chave contra Bankman-Fried.

Sua data de soltura atual está listada como 20 de julho de 2026, três meses antes do estipulado inicialmente.

Bankman-Fried, que foi sentenciada a 25 anos de prisão, não tem uma data de soltura listada.

O órgão federal não respondeu imediatamente ao pedido de comentário da CNN.

No entanto, em várias declarações anteriores sobre datas de soltura antecipada, o departamento disse à CNN que não comenta sobre as condições de nenhum detento individual, mas os detentos podem ganhar um tempo de boa conduta (GCT, na sigla em inglês), calculado em sua data de soltura projetada.

Os detentos qualificados são atualmente elegíveis para até 54 dias de GCT para cada ano da sentença imposta pelo tribunal. Os detentos têm outras maneiras de ganhar créditos de tempo enquanto encarcerados, incluindo a participação em vários programas prisionais.

A FTX era uma startup de criptomoedas de alto perfil que permitia que as pessoas comprassem e vendessem ativos digitais. Ela tinha seu nome estampado em uma arena em Miami e na camisa de todos os árbitros da Major League Baseballl.

A exchange tinha vários endossantes famosos e era amplamente considerada um padrão ouro para segurança e proteção.

Mas a companhia entrou em colapso em novembro de 2022 quando os clientes sacaram seus fundos enquanto rumores se espalhavam sobre os laços excepcionalmente próximos da FTX com o fundo de hedge de criptomoedas de seu fundador, a Alameda Research.

Quando a alta do dólar vai afetar o bolso dos brasileiros?

Este conteúdo foi originalmente publicado em Executivos da FTX têm penas de prisão reduzidas nos EUA no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.