Startup do Paraná desenvolve sensor que monitora qualidade da água

Startup do Paraná desenvolve sensor que monitora qualidade da água

Um sensor que monitora a qualidade da água para captação é desenvolvido por uma startup paranaense. A tecnologia vai permitir um diagnóstico da água de rios, nascentes e efluentes em tempo real. O resultado classifica a qualidade de zero a 100, onde até 30% são águas com perfil ruim, e mais de 70% são aptas.

Atualmente, o aplicativo “MARAI” permite que qualquer pessoa acesse o pré-diagnóstico da água na tela do celular. Com a atualização em desenvolvimento, o usuário vai obter análises detalhadas da qualidade da água, conforme parâmetros físico-químicos estabelecidos na legislação ambiental.

É o que explica a CEO da empresa e desenvolvedora da tecnologia, Elaine Pires.

O diferencial da nova versão é ter conectividade com o sensor IoT e autonomia de energia por meio de placas solares e baterias. Segundo o gerente do Setor de Parques e Incubadoras Tecnológicas do Tecpar, Rogério Moreira de Oliveira, é possível obter o diagnóstico completo da qualidade da água em poucos minutos.

A tecnologia possibilita que a própria população atue como um agente ambiental de informação, contribuindo para a proteção do meio ambiente e para a gestão responsável dos recursos hídricos. Depois da atualização, o aplicativo será disponibilizado na versão corporativa, indicado, principalmente, para empresas de mineração, educação e agronegócio.

Reportagem: Mirian Villa

Adicionar aos favoritos o Link permanente.