Bênção dos Capuchinhos é realizada na Basílica de São Sebastião na 1ª sexta-feira do ano

São 15 missas ao longo do dia, das 5h às 19h. A cada missa, os frades capuchinhos, também conhecidos como “barbadinhos”, abençoam com água benta os fiéis no pátio da basílica. A primeira sexta-feira do ano é marcada pela tradicional Bênção dos Capuchinhos, celebração que é patrimônio cultural carioca. São 15 missas ao longo do dia, das 5h às 19h, no Santuário Basílica de São Sebastião, na Tijuca, na Zona Norte do Rio.
A cada missa, os frades capuchinhos, também conhecidos como “barbadinhos”, abençoam com água benta os fiéis no pátio da basílica.
A cerimônia marca o início do ano com fé e esperança para muitos cariocas e fiéis, que buscam a proteção espiritual e de renovação.
A tradição da Bênção dos Capuchinhos teve início em 1886, com o frei Fidélis D’Ávila, devoto de Nossa Senhora de Lourdes.
O frei foi curado com água benta. ele mandou construir uma gruta em homenagem à santa ao lado da igreja de São Sebastião, no Morro do Castelo.
Desde então, os frades franciscanos capuchinhos passaram a realizar a bênção na primeira sexta-feira de cada mês.
A transferência da igreja em 1931, a bênção passou a ser realizada no santuário basílica de São Sebastião. A igreja fica na Rua Haddock Lobo, número 266.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.