“Democracia americana prevaleceu”, diz Kamala após certificação de Trump

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, disse que “hoje, a democracia da América [Estados Unidos] prevaleceu”, em referência à conclusão pacífica da certificação da vitória de Donald Trump pelo Congresso do país nesta segunda-feira (6).

Mais cedo nesta segunda, ela presidiu a sessão conjunta no Congresso dos Estados Unidos que certificou a vitória de Donald Trump. JD Vance, companheiro de chapa do republicano e vice-presidente eleito, estava na sala. Ele é senador do estado de Ohio.

Por que Kamala Harris teve papel-chave na certificação de Trump?

Ao final da contagem dos votos dos delegados, o presidente do Senado anuncia os resultados. Quem lidera o Senado americano é o vice-presidente do país, por determinação da Constituição.

Assim, neste caso, quem presidiu a sessão de certificação foi Kamala Harris, candidata derrotada por Trump no último pleito.

Ela não foi a primeira vice-presidente a confirmar a própria derrota. Em 2001, por exemplo, o vice-presidente democrata Al Gore presidiu a contagem da eleição de 2000, na qual ele perdeu para o republicano George W. Bush.

Este conteúdo foi originalmente publicado em “Democracia americana prevaleceu”, diz Kamala após certificação de Trump no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.