Zelensky diz que quase 15 mil soldados russos foram mortos em Kursk

O presidente da Ucrânia Volodymyr Zelenskiy disse nesta segunda-feira (6) que a Rússia sofreu fortes perdas em cinco meses de combate às forças ucranianas na região de Kursk, no sul da Rússia, com quase 15 mil mortos.

“Durante a operação de Kursk, o inimigo já perdeu 38 mil de seus soldados somente nessa direção, com quase 15 mil dessas perdas sendo irreversíveis”, disse Zelensky em seu discurso noturno em vídeo.

O presidente ucraniano, em seus comentários, não ofereceu nenhuma prova dos números que citou para as perdas russas.

A Ucrânia lançou uma incursão surpresa na região de Kursk em agosto e conquistou partes do território, embora o exército russo tenha dito que recuperou grande parte das regiões.

A Ucrânia afirmou que lançou uma nova ofensiva na região no domingo (5), mas deu poucos detalhes sobre os ataques.

Avaliações ucranianas e ocidentais dizem que cerca de 11 mil soldados norte-coreanos estão lutando ao lado das forças russas na região. A Rússia não confirmou nem negou a presença das tropas.

O Ministério da Defesa da Rússia disse nesta segunda-feira que o avanço ucraniano foi frustrado e que a sua força principal foi destruída perto do assentamento de Berdin, nos arredores de uma estrada que vai para o nordeste em direção à cidade de Kursk.

O ministério disse que as forças russas obtiveram ganhos importantes no leste da Ucrânia, incluindo a captura da cidade de Kurakhove.

Zelensky não fez nenhuma menção a Kurakhove em seus comentários desta segunda-feira.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Zelensky diz que quase 15 mil soldados russos foram mortos em Kursk no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.