Américo Martins: Mesmo com contestação internacional, não há chances de Maduro mostrar atas eleitorais

Nicolás Maduro deve tomar posse nesta sexta-feira (10) para seu terceiro mandato como presidente da Venezuela, em meio a acusações de falta de transparência no processo eleitoral.

Segundo o analista sênior de Internacional da CNN Américo Martins, não há perspectiva de que Maduro apresente as atas eleitorais que poderiam comprovar uma possível fraude nas eleições.

“Nenhuma chance do Maduro mostrar qualquer ata eleitoral. Jamais ele vai apresentar esses dados, porque esses dados comprovariam a derrota dele”, afirmou Américo.

O analista descreveu o dia da posse como “infeliz para a história da Venezuela”.

 

 

Controle e repressão à oposição

Américo destacou que Maduro mantém o controle total dos mecanismos de poder na Venezuela, desprezando uma parcela significativa da população que votou na oposição.

Além disso, o governo continua reprimindo fortemente os opositores, incluindo ameaças de prisão a líderes políticos.

A situação política na Venezuela tem gerado uma crise humanitária, com entre 7 e 8 milhões de venezuelanos deixando o país em busca de melhores condições de vida. Países vizinhos como Colômbia e Brasil têm recebido um número expressivo de refugiados.

Posição do Brasil

O Brasil enfrenta um dilema diplomático ao enviar sua embaixadora em Caracas para comparecer à posse, mesmo não tendo reconhecido oficialmente a vitória de Maduro.

Segundo Américo, essa decisão reflete um cálculo pragmático do Itamaraty, que busca manter relações com a Venezuela na esperança de influenciar uma futura transição democrática.

“Neste momento, não temos nenhum sinal que teremos qualquer tipo de transição democrática na Venezuela, muito pelo contrário”, concluiu o analista.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Américo Martins: Mesmo com contestação internacional, não há chances de Maduro mostrar atas eleitorais no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.