Donald Trump é sentenciado em caso de suborno à atriz pornô

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi sentenciado na sexta-feira (10) por sua condenação criminal decorrente de suborno pago a uma estrela pornô, um caso que por um tempo ofuscou sua tentativa de retomar à Casa Branca.

A sentença foi lida dez dias antes de Trump ser empossado para um segundo mandato. Isso confirma o republicano como o primeiro presidente dos EUA a ser condenado criminalmente.

A Suprema Corte dos EUA abriu caminho na quinta-feira (9) para a sentença no tribunal estadual de Nova York em Manhattan, rejeitando um pedido de última hora do republicano para interrompê-la.

O juiz Juan Merchan, que supervisionou o julgamento de seis semanas no ano passado, já havia sinalizado que não planejava prender o presidente eleito ou multá-lo. Mas, ao conceder uma dispensa incondicional, ele coloca um julgamento de culpa no registro permanente de Trump.

Trump declarou-se inocente e prometeu apelar do veredito de culpado. Ele compareceu virtualmente com seu advogado à leitura da sentença de suborno.

O julgamento do caso ocorreu em meio à campanha de Trump para retomar a presidência dos Estados Unidos.

A sentença marca o ápice do primeiro caso criminal movido contra um presidente americano.

O promotor público de Manhattan, Alvin Bragg, acusou Trump, em março de 2023, de 34 acusações de falsificação de registros comerciais para encobrir o pagamento de 130 mil dólares, feito por seu ex-advogado Michael Cohen à estrela de filmes adultos Stormy Daniels.

O suborno foi feito para garantir o silêncio da atriz antes da eleição de 2016 sobre um encontro sexual que ela disse ter tido com Trump. O presidente eleito nega que isso tenha acontecido.

Trump derrotou a democrata Hillary Clinton naquela eleição.

O júri de Manhattan considerou Trump culpado de todas as 34 acusações em 30 de maio de 2024. Os promotores argumentaram que, apesar da natureza vulgar das alegações, o caso foi uma tentativa de corromper a eleição de 2016.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Donald Trump é sentenciado em caso de suborno à atriz pornô no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.