Paranaense busca ouro na canoagem paraolímpica em setembro

Paranaense busca ouro na canoagem paraolímpica em setembro

Um paranaense quer buscar ouro na prova de 200 metros na canoagem paralímpica nos Jogos de Paris em setembro. Nascido em Cambé, no norte do Paraná, o paracanoísta Igor Tofalini, de 41 anos, acumula muitas conquistas, mas falta colocar no peito a medalha paralímpica.

Veja mais:

  • Paranaense Julia Soares ajuda Brasil a conquistar bronze na ginástica

Ele já venceu seis vezes o Campeonato Brasileiro, duas o Sul-Ameicano, duas o Pan-Americado e duas o Mundial na categoria VL2, para paratletas que não têm movimentos nas pernas. Igor explica que começou no esporte em 2013 após sofrer um acidente.

No primeiro ano de canoagem paraolímpica, Igor conquistou o primeiro campeonato nacional. Em 2016, foi classificado para a Paralimpíada do Rio de Janeiro. Para os Jogos de Tóquio, ele não obteve classificação. Neste ano, o cenário é outro. Igor chega em Paris cotado ao ouro após um bom ciclo, que inclui a conquista Mundial de 2022 no Canadá e a prata no Mundial de 2023 na Alemanha.

Igor é bolsista do programa Geração Olímpica e Paralímpica da Secretaria de Estado de Esportes. Para o paratleta, sem o recurso do governo, o caminho até a Paralimpíada de Paris seria complicado.

Segundo o Governo do Paraná, até o final de 2024, o programa terá investido mais de R$ 55 milhões em bolsas financeiras para atletas e técnicos vinculados a instituições paranaenses.

Reportagem: Mirian Villa

Adicionar aos favoritos o Link permanente.