Japão faz apelo a Biden após bloqueio da fusão entre Nippon Steel e US Steel

O primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, pediu ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que acalmasse as preocupações das comunidades empresariais japonesa e norte-americana sobre sua ordem de bloquear a aquisição planejada da US Steel pela Nippon Steel.

Ishiba fez o pedido em uma reunião online tripartite com Biden e o presidente filipino Ferdinand Marcos Jr. na segunda-feira (13), que abordou questões de segurança econômica e cooperação no Mar da China Meridional, de acordo com um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Japão.

“O primeiro-ministro Ishiba destacou que a cooperação entre aliados e países com ideias semelhantes é indispensável para estabelecer cadeias de suprimentos resilientes e que é importante fazer esforços para garantir que as empresas possam investir com tranquilidade para promover a segurança econômica”, acrescentou.

O porta-voz confirmou que Ishiba mencionou o acordo Nippon Steel-US Steel em particular.

O governo Biden adiou até junho uma ordem para que a Nippon Steel abandonasse sua oferta de US$ 14,9 bilhões pela US Steel, disseram as empresas no sábado, depois que o presidente bloqueou a aquisição por motivos de segurança nacional em 3 de janeiro. As partes tinham anteriormente 30 dias para desfazer a transação.

O atraso dará tempo aos tribunais para analisar os processos movidos pela Nippon e pela US Steel contestando a ordem de Biden de bloquear o acordo. A Nippon Steel e a US Steel anunciaram sua intenção de prosseguir com seus esforços para fechar o acordo.

Eles entraram com ações judiciais federais contra a decisão do presidente, bem como contra o sindicato United Steelworkers e a siderúrgica rival Cleveland-Cliffs, que trabalharam para impedir que o acordo fosse concretizado.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Japão faz apelo a Biden após bloqueio da fusão entre Nippon Steel e US Steel no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.