Mutirões contra a dengue são retomados em Curitiba

Mutirões contra a dengue são retomados em Curitiba

Os mutirões de combate à dengue foram retomados nesta quarta-feira (15) em Curitiba. A primeira ação de 2025 ocorreu na Regional Cajuru, com a atuação de mais de 50 agentes comunitários e da saúde.

Ao longo do dia, os profissionais vão percorrer cerca de 20 quarteirões considerados de risco para a doença. Um caminhão para a coleta de resíduos também participa da ação. Entre as atividades, orientações de prevenção e inspeção de possíveis focos nos terrenos.

  • Leia também: Obras da Sanepar deixam bairro de Curitiba sem água

Uma das casas visitadas pelas equipes do município foi a da Fabielly Letícia Rocha. Ela e toda a família já pegaram dengue. A estudante de Engenharia Florestal frisou a importância da orientação para a segurança de todos os moradores.

Os mutirões são uma das estratégias da prefeitura para o combate à dengue. O prefeito Eduardo Pimentel, que acompanhou o começo do mutirão nesta quarta, reforçou a importância da participação dos moradores no combate à doença.

A secretária municipal de Saúde, Tatiane Filipak, também ressaltou que apenas as medidas de prevenção são capazes de evitar o avanço da dengue na cidade.

A Prefeitura de Curitiba também conta com armadilhas para monitoramento do mosquito, além do uso de drones.

Em 2024, foram 89 mutirões realizados, com mais de mil toneladas de resíduos recolhidos.

Durante todo o ano passado, a capital registrou quase 18 mil casos de dengue, com oito mortes. 2024 também marcou a primeira vez em que o número de casos autóctones – contraídos no próprio local – ultrapassou os importados em Curitiba.

Agenda

Neste ano, os mutirões serão realizados duas vezes por semana em locais onde há risco para a doença. A próxima agenda está prevista entre 20 e 24 de janeiro nas regionais do Bairro Novo e Tatuquara.

Os detalhes de data e áreas de abrangência serão divulgados pelo município nos próximos dias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.