Terra e Marte estarão alinhados nesta quarta (15); entenda o fenômeno

A Terra e Marte estarão alinhados nesta quarta-feira (15), tornando esta a melhor noite do ano para observar o Planeta Vermelho no céu noturno até 2027.

Este alinhamento se trata, na verdade, da oposição de Marte ao Sol. A oposição ocorre quando a Terra fica entre o Sol e o planeta, formando uma linha reta, segundo o Observatório Nacional.

A oposição de Marte costuma ocorrer a cada 26 meses, fazendo com que o planeta pareça maior e mais brilhante no céu noturno do que em qualquer outra época. O fenômeno deve ocorrer novamente apenas em março de 2027.

Enquanto a Terra leva 365 dias para viajar uma vez ao redor do Sol, Marte leva 687 dias terrestres para fazer sua viagem ao redor do astro. Como resultado, a Terra completa duas órbitas no tempo que Marte leva para fazer apenas uma.

Como observar Marte em oposição?

Marte ficará mais brilhante no céu noturno a partir de umas 20h desta quarta (15). O planeta deve surgir próximo à linha do horizonte na direção nordeste e seguirá visível a olho nu durante toda a noite na constelação de Gêmeos.

O Planeta Vermelho costuma ser visível a olho nu durante todo o ano, mas com o uso de um telescópio é possível tentar observar detalhes da atmosfera do corpo celeste.

Confira alguns aplicativos de astronomia que podem ajudar a localizar e acompanhar o fenômeno astronômico no céu noturno.

Veja imagens da primavera em Marte

Cristais de água encontrados em Marte indicam possibilidade de vida

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Terra e Marte estarão alinhados nesta quarta (15); entenda o fenômeno no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.