Aliados veem erro de condução política do governo na “crise do Pix”

Ainda tentando conter danos, o governo publicou a Medida Provisória que proíbe a taxação do Pix. O decreto é oficializado depois de uma derrota política dura do Palácio do Planalto, que gerou fortes críticas – inclusive de aliados.

A MP passa a valer imediatamente, mas ainda precisa ser validada pelo Congresso no prazo de 60 dias, que podem ser prorrogados.

Além de proibir a tributação, a medida equipara o pagamento feito via Pix aos realizados em dinheiro vivo e garante o sigilo bancário. Segundo o texto, cobranças adicionais no sistema serão enquadradas como “prática abusiva”.


• Reprodução/CNN Brasil

No governo, a avaliação é que o Planalto errou na condução da situação. O recuo no monitoramento de transações mensais acima de R$ 5mil abriu espaço para uma nova rodada de desgaste e um dano prolongado à imagem de Lula.

A mudança de postura pode gerar a percepção de que um tributo sobre o Pix estaria por vir, mesmo que jamais tenha sido pensada pela equipe econômica. Além disso, demonstra fraqueza política frente ao bolsonarismo.

A decisão também é criticada dentro do próprio PT. O caso é tratado como um erro crasso, tanto na comunicação quanto na condução política. Mas, na visão do governo, voltar atrás era a única opção certa e possível para estancar a crise.

O presidente Lula se irritou com a proporção da crise e a demora para uma resposta efetiva aos ataques e às desinformações envolvendo o monitoramento.

A determinação de revogar o ato normativo partiu do próprio Lula após ouvir que a situação estava “fora de controle”.

Buscando melhorar a posição do governo nas redes sociais, Lula se encontrou nesta quinta-feira (16) com o prefeito de Recife, João Campos, que é considerado um exemplo de sucesso na comunicação digital.

A Secretaria de Comunicação do Governo reformulou a equipe de mídias digitais e, mesmo com a derrota no caso do Pix, vê possibilidade de crescimento no setor.

* com informações de Daniel Rittner e Débora Bergamasco, da CNN, em Brasília

Este conteúdo foi originalmente publicado em Aliados veem erro de condução política do governo na “crise do Pix” no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.