Surtos de virose no litoral foram causados por norovírus

Surtos de virose no litoral foram causados por norovírus

Os surtos de virose em municípios do litoral do Paraná foram causados por norovírus. A informação é da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) após a presença do vírus ser identificada em análises feitas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). O norovírus foi apontado como agente causador dos surtos em Guaratuba e Morretes.

De acordo com o infectologista pediátrico do Hospital Pequeno Príncipe Victor Horário, esse tipo de contaminação é mais comum durante o verão. Os principais sintomas estão ligados a problemas gastrointestinais, quadros que podem levar à desidratação.

A transmissão ocorre pelas mãos, explica o médico. Por isso, a higiene é a melhor forma de prevenção.

O uso do álcool em gel é recomendado, mas o norovírus pode ser resistente ao mecanismo. Por isso, o ideal é a lavagem das mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos.

  • Leia também: Paraná começa semana com 20 mil vagas de emprego

Apesar do aumento expressivo de casos no começo do ano, o litoral do Paraná agora registra queda de pacientes com virose. Na terceira semana epidemiológica de janeiro, entre 12 e 18 de janeiro, foram 350 diagnósticos da doença em Guaratuba.

Nos primeiros 13 dias do mês, foram mais de 5 mil atendimentos por gastroenterite na região – uma alta de 306% na comparação com o mesmo período de 2024.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.