Contribuintes enfrentam instabilidade para pagar IPVA

Contribuintes enfrentam instabilidade para pagar IPVA

Os contribuintes que optaram pelo pagamento do IPVA nesta segunda-feira (20) encontram muita instabilidade ao acessar os sites da Receita Estadual e da Secretaria da Fazenda.  O motivo, de acordo com a Secretaria Estadual da Fazenda, é a alta demanda na procura pelo serviço é por causa do início do calendário de vencimento.

A expectativa é que o serviço normalize ao longo do dia.

Uma alternativa é acessar o aplicativo Serviço Rápidos, da Receita Estadual, disponível tanto para iOS e Android. Também é possível acessar pelo Portal de Pagamento de Tributos (https://arrecadacao.fazenda.pr.gov.br/)

Prazo

O prazo para o pagamento em cota única do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) 2025 encerra nesta semana. O vencimento acontece entre 20 e 24 de janeiro, de acordo com o final da placa do veículo. O pagamento em cota única garante um desconto de 6% no valor total do imposto. A data para o pagamento da primeira parcela do imposto, para quem optar pelo parcelamento, segue o mesmo cronograma.

A Receita Estadual disponibiliza a opção de pagamento em até cinco parcelas. Também é possível optar pelo pagamento pelo cartão de crédito, que permite  parcelamento em até 12 vezes. Nesse caso, o contribuinte está sujeito a aplicação de juros pela instituição financeira responsável.

A Receita Estadual estima uma arrecadação de R$ 6,78 bilhões em 2025, considerando uma frota tributável de mais de 4 milhões de veículos. Do total arrecadado, metade é repassado aos municípios de emplacamento. O restante é utilizado pelo Estado para obras e custeio em áreas como saúde, educação e segurança pública.

No Paraná, a alíquota do IPVA é de 3,5% sobre o valor venal de carros e motos. Para ônibus, caminhões, veículos de aluguel, utilitários de carga ou movidos a gás natural veicular (GNV), a alíquota é reduzida a 1%. Uma das novidades este ano é a isenção do imposto para motocicletas, motonetas e ciclomotores de até 170 cilindradas.

A Receita Estadual orienta que débitos atrasados, como o IPVA de 2024, também podem ser quitados no sistema, com acréscimo de multa e juros. A multa é de 0,33% ao dia, limitada a 10% do valor do imposto após 30 dias. Também é possível parcelar débitos de exercícios anteriores. Para informações mais detalhadas, é só acessar o site do IPVA.

Informações: Lorena Pelanda, com assessoria

Adicionar aos favoritos o Link permanente.