Com nome “sujo” Prefeitura de Matinhos deixa de recolher lixo

Com nome “sujo” Prefeitura de Matinhos deixa de recolher lixo

Dívidas da Prefeitura de Matinhos de 2024, afetam diretamente o serviço de coleta de lixo. Por estar com o nome sujo e as finanças irregulares, o poder público local não consegue emitir a certidão negativa no tribunal de contas do Paraná.

Com isso, fica impossibilitada de fazer contratos e repasses  com os governos Estadual e Federal. Para resolver o problema, o IAT, o Instituto Água e Terra, contratou de forma emergencial 13 caminhões coletores de lixo, sendo 12 para resíduos orgânicos e um veículo para coletar materiais recicláveis.

O valor da operação é orçado em R$ 3 milhões de reais e vai até o fim do verão. No fim do ano, a Rádio BandNews exibiu reportagens de moradores e veranistas de Matinhos que à época preferiram não se identificar.

Uma entrevistada conta que a população estava  sem o serviço de coleta por mais de 12 dias.

  Conversamos com o Secretário do Meio Ambiente de Matinhos, Sérgio Cioli, que afirmou que no dia 27 de dezembro, o serviço já funcionava normalmente. 

Um outro morador da cidade que também falou conosco no fim do ano sob a condição de não se identificar, afirmou que o serviço só foi regularizado a partir de 8 de janeiro.

 Ligamos para o Secretário do Meio Ambiente de Matinhos que permaneceu no cargo na nova gestão, ele preferiu não gravar entrevista, mas afirmou que o município vai providenciar a certidão negativa em no máximo 60 dias. Entramos em contato com a procuradoria do município mas não obtivemos respostas. 

Reportagem: Lúcio André

Adicionar aos favoritos o Link permanente.