Tempo mais quente pode chamar atenção de morcegos em casa

Tempo mais quente pode chamar atenção de morcegos em casa

Com temperaturas elevadas em Curitiba para os próximos dias, a Secretaria Municipal de Saúde alerta para a invasão de morcegos dentro de casa. Os animais procuram lugares mais frescos.

Dados da Secretaria de Saúde de Curitiba, apontaram que, em 2024, foram capturados 382 morcegos para análise e 15 estavam contaminados com o vírus da raiva. Em 2023, foram recolhidos 351 morcegos e dez estavam contaminados, o que corresponde a quase 3% do total.

Os curitibanos podem procurar ajuda em caso de invasão em 108 Unidades de Saúde espalhadas nas dez regionais da cidade, além da Central Saúde Já, pelo telefone 3350-9000. A central atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h (inclusive nos feriados).

Aos sábados e domingos, das 8h às 20h. Segundo a secretaria de saúde, grande parte dos morcegos não está infectada com o vírus da raiva, são animais saudáveis e possuem um importante papel biológico no controle de insetos, além da distribuição de sementes no meio ambiente.

Sendo assim, não se deve de forma alguma agredir esses animais. Agredir ou matar é considerado crime ambiental. A pena é de um ano de detenção e multa. O diretor do Centro de Epidemiologia da SMS, Alcides de Oliveira, explica que não se deve tocar no animal caso ele entre dentro de casa.

Nos últimos oito anos, a média de casos positivos de raiva em morcegos foi de 3%. Conforme o levantamento, o maior índice foi registrado em 2017, quando, dos 226 morcegos capturados, dez receberam diagnósticos positivos para raiva, o que representa 4,4%.

Conforme análise do órgão municipal, a quantidade de morcegos contaminados com a doença está dentro do esperado e não representa perigo de surto. No entanto, isso indica que o vírus circula na cidade e as medidas de prevenção precisam ser mantidas.

Os cuidados também devem ser os mesmos com cães e gatos. Eles precisam estar vacinados contra a raiva, para não contrair a doença após contato com morcegos, segundo o diretor do Centro de Epidemiologia.

A Unidade de Vigilância de Zoonoses oferece de forma gratuita a vacinação antirrábica para cães e gatos. É importante lembrar que os morcegos são animais com hábitos noturnos e quando são encontrados voando durante o dia, podem estar doentes.

Reportagem: Juliano Couto

Adicionar aos favoritos o Link permanente.