‘Ainda Estou Aqui’ acumula indicações ao Oscar 2025

‘Ainda Estou Aqui’ acumula indicações ao Oscar 2025

O filme ‘Ainda Estou Aqui’ acumulou duas indicações ao Oscar 2025: Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Filme. A atriz Fernanda Torres foi indicada como Melhor Atriz. O Oscar 2025 acontece em 3 de março.

A última vez que o Brasil havia sido indicado na categoria de melhor filme internacional foi em 1999, com ‘Central do Brasil’. A nomeação de “Ainda Estou Aqui” também marca a segunda vez que Walter Salles retorna à categoria. A primeira vez foi com “Central do Brasil”.

Ainda estou Aqui narra a vida da família Paiva – a mãe, Eunice, e os cinco filhos – após o desaparecimento do marido de Eunice, o deputado Rubens Paiva, preso, torturado e morto pela ditadura militar.

O filme foi recebido com comoção pelas plateias e premiado em vários festivais internacionais, levando o prêmio de melhor roteiro no festival de Veneza. O filme é baseado no livro biográfico do jornalista Marcelo Rubens Paiva, filho caçula de Eunice e Rubens Paiva. Lançado em 2015, o livro conta a história da mãe dele, símbolo da luta contra a ditadura, que viveu até 2018, e morreu aos 86 anos, com Alzheimer.

Eunice Paiva criou os cinco filhos e se tornou advogada de direitos humanos e indígenas após a prisão e o desaparecimento do marido, em 1971, durante a ditadura, no Rio de Janeiro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.