Curitibanos perdem mais de quatro dias no ano em congestionamentos

Curitibanos perdem mais de quatro dias no ano em congestionamentos

Curitibanos perdem, em média, mais de quatro dias por ano em congestionamentos de trânsito na capital do Paraná. São 107 horas em filas nos chamados horários de pico. O resultado deixa a cidade atrás apenas de São Paulo e Recife, onde os moradores perdem 111 e 108 horas, respectivamente.

Os dados fazem parte da 14ª edição do TomTom Traffic Index. A pesquisa avalia o tráfego ao redor do mundo com dados coletados em mais de 500 cidades de 62 países.

  • Leia também: Motociclista fica gravemente ferido em acidente no Contorno Leste

Na avaliação do especialista em trânsito Hugo Alexander Martins Pereira, diferentes fatores explicam o cenário. Um deles está ligado ao aumento da frota de veículos em Curitiba e região. Além da ascensão social, o transporte coletivo também contribui para o comportamento.

O levantamento mostra, ainda, que Curitiba tem como tempo médio para um deslocamento de 10 quilômetros a margem de 28 minutos. Este é o segundo pior tempo nas cidades observadas do Brasil – Fortaleza lidera o ranking com 29 minutos.

Para o especialista, repensar o transporte e rever a sincronia de sinaleiros são passos importantes para reverter o resultado. Ele ressalta, contudo, ser fundamental se comunicar com a população.

O tempo perdido no trânsito é apontado, pelo estudo, como causador de situações de estresse para o motorista – o que pode prejudicar a saúde mental e a qualidade de vida.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.