Trump diz que conhece taxas de juros “muito melhor” do que Fed

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, redobrou suas críticas ao Federal Reserve (FED), banco central americano, e afirmou que conhece as taxas de juros melhor do que os diretores da instituição. A declaração foi feita enquanto assinava novas ordens executivas no Salão Oval, nesta quinta-feira (23).

“Acho que conheço as taxas de juros muito melhor do que eles”, afirmou Trump. “E eu acho que sei certamente muito melhor do que aquele que está principalmente responsável por essa decisão.”

Durante discurso no Fórum Econômico Mundial, Trump afirmou falsamente que pode forçar uma baixa nos custos de empréstimos. As taxas de juros são em grande parte determinadas pelas forças do mercado, com base nas tendências da economia e nas decisões antecipadas dos bancos centrais.

O presidente do FED, Jerome Powell, tem sido alvo da ira de Trump desde 2018. O FED baseia suas decisões nos dados econômicos, em busca de atingir seus objetivos de máximo emprego e preços estáveis. Às vezes essas decisões não se encaixam com os políticos, que podem estar mais preocupados com campanhas e votações populares.

Os funcionários do FED se reúnem na próxima semana, entre os dias 28 e 29 de janeiro, para deliberar sobre sua mais recente decisão da política monetária. No mercado financeiro, Wall Street está fazendo a precificação com quase certeza para o banco central manter as taxas estáveis, depois de cortar as taxas três vezes seguidas no ano passado.

Powell disse que planeja cumprir o resto de seu mandato como presidente, que deve terminar em meados de 2026, mesmo que Trump peça a ele para renunciar, conforme disse em uma coletiva de imprensa em novembro.

Biden deve deixar carta para Trump; conheça tradição da posse

Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump diz que conhece taxas de juros “muito melhor” do que Fed no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.