PM realiza operações para coibir crimes no Centro de Curitiba

PM realiza operações para coibir crimes no Centro de Curitiba

Cerca de 100 policiais militares reforçam a segurança do centro de Curitiba a partir desta sexta-feira (31). A medida foi adotada devido ao aumento de crimes contra o patrimônio na região. Viaturas, motos e a cavalaria da PM participam da operação, focada na aplicação estratégica de reforço policial nas áreas com maior incidência de furtos e roubos.

As ações serão realizadas pelo menos uma vez na semana em diferentes horários, como explica o coronel da Polícia Militar, Sérgio Augusto Silva.

O aumento da criminalidade na região central de Curitiba tem sido alvo de preocupação de moradores e comerciantes há bastante tempo. Entre janeiro e setembro de 2024, mais de 2.380 casos de furto ou roubo de celular foram registrados no centro de Curitiba.

Os dados da Secretaria de Segurança Pública do Paraná(SESP-PR) representam 26,1% de todos os crimes deste tipo na capital. O estudo revela ainda que a cada 43 minutos um aparelho é levado por criminosos.

Outra preocupação ´[e em relação a furtos de cabos que abastecem os semáforos na cidade de Curitiba. Este tipo de crime subiu 66% em um ano, segundo números divulgados pela prefeitura. Em 2023, foram 306 ocorrências. Em 2024, a quantidade aumentou para 508. Considerando os cabos em geral, o que inclui os de telefonia, fibra óptica e fiação elétrica, a alta chegou a 47%.

Muita gente acompanhou o lançamento da operação na Praça Tiradentes. Santina Cardoso aprovou a iniciativa.

 As equipes estarão espalhadas em diferentes pontos. A PM pede a colaboração da população durante as abordagens que são necessárias.

Reportagem: Marlon Santiago

Adicionar aos favoritos o Link permanente.