ONG que incentiva o esporte impactou mais de 900 pessoas no último ano

Organização incentiva a prática do esporte e o aprendizado do inglês, por meio do Wrestling, para jovens de comunidades em situação de vulnerabilidade e se prepara para abrir sua sede própria

Em 2024, a Mempodera, organização social que oferece atividades de Wrestling e inglês para crianças e adolescentes de forma gratuita em Cubatão, Itariri, Pedro de Toledo (SP) e São Luís (MA), conquistou importantes avanços e impacto social. Fundada em 2017, a Mempodera iniciou suas atividades em parceria com escolas públicas de Cubatão em 2018, e tem oferecido a crianças e jovens, entre 06 e 17 anos, atividades que proporcionam o desenvolvimento físico e educacional, visando a promoção da igualdade de gênero, a inclusão social e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Com o apoio do Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, e patrocínios de grandes empresas, a organização expandiu suas atividades no último ano e alcançou a marca de 237 jovens atendidos diretamente, beneficiando de forma indireta mais de 940 pessoas.

“Esse número reflete a consolidação da Mempodera como um polo de transformação para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, proporcionando a todos não apenas a prática do Wrestling, mas também o aprendizado de idiomas e a vivência de valores essenciais para o fortalecimento de vínculos com suas famílias e comunidade”, afirma  Lídia Silva, gerente geral da Mempodera.

Principais ações em 2024

Ainda de acordo com Lídia, o trabalho desenvolvido pela Mempodera vai além da prática esportiva, abrangendo atividades focadas na educação e na formação social de seus atendidos. Entre as iniciativas, destacam-se as celebrações do Dia da Consciência Negra, que incluíram a exibição do curta-metragem “Dudu e o lápis cor de pele”. Essa atividade foi especialmente pensada para promover a reflexão sobre a importância do respeito às diferenças e à construção de uma linguagem não preconceituosa. Durante a ação, as meninas participaram de uma roda de conversa, na qual puderam compartilhar suas percepções sobre o filme, e, posteriormente, criaram cartazes sobre o tema.

Além disso, as ações comemorativas do Dia das Crianças também se destacaram. Em vez de seguir uma programação tradicional, a Mempodera optou por celebrar a data com uma proposta diferenciada, o Wrestling Day, uma atividade que visou reforçar a prática do Wrestling como ferramenta de empoderamento, especialmente para meninas. Segundo Mayara Amália, coordenadora da Mempodera, a ação teve como objetivo integrar aprendizado e diversão de forma lúdica e educativa, incluindo atividades sobre a importância dos documentos pessoais.

“Criamos o Wrestling Day para que, ao comemorarmos o Dia das Crianças, as meninas se lembrassem da modalidade que praticam e, ao mesmo tempo, do vocabulário em inglês. O evento incluiu a exibição do filme Valente, com pipoca e, ao final, entregamos um saquinho surpresa com doces, chocolates e pirulitos”, comenta Mayara.

Outro destaque foi o Café da manhã com as mães, um encontro que marcou o encerramento das atividades do ano e reforçou os laços entre a organização e as famílias dos jovens atendidos. A organização também recebeu a doação de um quadro, do artista maranhense Wanderson Viana Fernandes, que homenageia Maria Aragão, mulher preta que superou a pobreza e o preconceito, deixando um legado de força e empoderamento feminino, no Maranhão.

O ano também ficou marcado pela conquista do Selo de Direitos Humanos e Diversidade – 7ª Edição (2024-2025), promovido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SDHC), da Prefeitura de São Paulo, um importante reconhecimento pelo trabalho da Mempodera em prol da inclusão e da promoção de direitos.

Planos para o futuro

Neste ano, a Mempodera projeta ampliar seu atendimento para 1.600 beneficiários diretos e aumentar ainda mais sua presença em comunidades carentes. Com a implantação de uma nova sede e a ampliação dos núcleos de atendimento, a organização tem como objetivo alcançar novos jovens e oferecer mais acesso a oportunidades de crescimento por meio do esporte.

“O trabalho da Mempodera tem gerado grande impacto nos locais atendidos, e temos a expectativa de atingir as metas de atendimento previstas. O feedback de nossos parceiros tem sido extremamente positivo, e estamos em negociação para novas parcerias, ampliando e diversificando nossos serviços em 2025. Estamos confiantes de que conseguiremos dar continuidade ao nosso trabalho com o apoio dos patrocinadores, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, que financia 95% das nossas atividades. A maior satisfação é saber que estamos cumprindo nosso objetivo de transformar vidas, oferecendo a crianças e adolescentes uma perspectiva de futuro promissor e empoderado”, complementa Lídia, gerente geral da Mempodera.

Sobre a Mempodera

A Mempodera é uma organização que oferece atividades de Wrestling e inglês introdutório ao esporte para crianças e adolescentes  de seis a 17 anos, de forma gratuita, desde 2018 com apoio do Ministério do esporte através da Lei de Incentivo Federal. O projeto promove a igualdade de gênero por meio do esporte, da educação e do fortalecimento de vínculos. Atuando em Cubatão, Itariri e Pedro de Toledo (SP) e São Luís (MA), mais de 750 jovens já passaram pela organização e tiveram suas vidas transformadas. Mais informações em www.mempodera.com.

O post ONG que incentiva o esporte impactou mais de 900 pessoas no último ano apareceu primeiro em Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.