Alexandre Curi assume presidência da Assembleia nesta segunda-feira

Alexandre Curi assume presidência da Assembleia nesta segunda-feira

O deputado estadual Alexandre Curi (PSD), assume, nesta segunda-feira (3) a presidência da Assembleia Legislativa do Paraná para o biênio 2025/26, com a missão de transformar a Casa no Poder Legislativo estadual mais transparente do Brasil.

A sessão está marcada para o período da tarde, na sede da Casa. A nova composição da Mesa Diretora irá atuar no biênio 2025-2026.

“Como primeiro secretário, nos últimos dois anos, instauramos uma comissão interna de transparência, para analisar e resolver todos os quesitos em que não fomos bem avaliados pelos órgãos de controle e pela Transparência Internacional. Esse trabalho, fez com que recebêssemos, no final do ano passado, o Selo Diamante em Transparência Público, sendo considerado o ente público estadual mais transparente do Paraná e a quarta Assembleia mais transparente do Brasil. Mas queremos avanços ainda mais significativos para nos tornarmos a Assembleia mais transparente do Brasil. Transparência é minha prioridade”, afirma Curi.

Curi irá assumir o lugar hoje ocupado pelo deputado Ademar Traiano, na presidência da Alep há 10 anos. A nova composição ainda contará com o deputado Gugu Bueno (PSD) como primeiro secretário, a deputada Maria Victoria (PP), que permanece no comando da segunda secretaria, e a deputada Flávia Francischini (União) como primeira vice-presidente, ela que se torna a primeira mulher a ocupar o posto em 170 anos da Assembleia.

A Mesa ainda terá o deputado Delegado Jacovós (PL) à frente da segunda vice-presidência, enquanto o deputado Moacyr Fadel (PSD) passar a ser o terceiro vice-presidente. A terceira-secretaria ficará sob comando do deputado Requião Filho, com Alexandre Amaro (Republicanos) ainda como quarto secretário e o deputado Goura (PDT) como quinto secretário. O órgão colegiado tem a responsabilidade de dirigir os trabalhos legislativos e administrativos da Casa.

Os membros são eleitos em votação nominal, com uma composição que deve observar a representação proporcional dos partidos ou blocos parlamentares.

Informações: Lorena Pelanda, com assessoria

Adicionar aos favoritos o Link permanente.