Gonet diz que PGR vai atuar com “firmeza” em 2025

O procurador-Geral da República, Paulo Gonet, reiterou o propósito de atuar com “firmeza, desassombro e serenidade” na defesa da ordem jurídica e do regime democrático. A declaração foi dada durante abertura do ano judiciário 2025, nesta segunda-feira (3).

“Ao Ministério Público, assim assinalado como órgão de controle, sem cariz representativo-eleitoral, toca zelar para que a vontade popular seja obedecida e cumprida”, completou.

Segundo ele, da Procuradoria-Geral da República (PGR) se deve esperar que se bata para que os desígnios da cidadania encontrem espaço e meios de expressão efetivamente livres de todo atavio deturpador, com vistas a que as aspirações populares se vejam fielmente traduzidas junto — e por intermédio — dos agentes políticos eleitos.

“Este será, certamente, um ano com pautas de sobressaído interesse aos valores democráticos. Assim como esta Corte, também a Procuradoria-Geral da República está pronta para cumprir o seu papel”, finalizou.

Jair Bolsonaro

A PGR deve decidir se denuncia ou não o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe, nos próximos dias. A expectativa entre integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso Nacional é que isso ocorra ainda em fevereiro.

Com a retomada dos trabalhos no Legislativo e no Judiciário, também se aproxima o momento decisivo para a investigação sobre o 8 de janeiro e atos que antecedem a data e são considerados golpistas por ministros do STF.

Até então, tudo o que a investigação concluiu diz respeito ao olhar da Polícia Federal. A partir da denúncia, são feitas análises e ponderações pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet.

A PF indiciou 40 pessoas pelo crime, entre elas o ex-presidente Bolsonaro, e ex-ministros de seu governo, generais como Braga Netto, que foi da Defesa e da Casa Civil, e atualmente está preso; também Augusto Heleno, ex-Gabinete de Segurança Institucional (GSI); Paulo Sérgio Nogueira (Defesa) e o ex-comandante da Marinha, Almir Garnier.

Para não contaminar o ano eleitoral de 2026, ministros do STF apostam em andamento do caso ainda em 2025.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Gonet diz que PGR vai atuar com “firmeza” em 2025 no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.