Eleições na Alemanha: Apoio a aliança conservadora cai em pesquisa

O apoio ao bloco conservador da Alemanha caiu 2 pontos percentuais, para 28%, em uma semana, segundo uma pesquisa da Forsa para RTL/ntv divulgada nesta terça-feira (4).

A menos de três semanas das eleições gerais, o levantamento da Forsa para RTL/ntv também mostrou que o apoio aos social-democratas (SPD), do chanceler Olaf Scholz, se manteve estável em 16%. Já o Alternativa para a Alemanha (AfD), de ultradireita, permaneceu com 20%.

Friedrich Merz, candidato a chanceler na chapa da aliança conservadora CDU/CSU, obteve na semana passada aprovação parlamentar para uma proposta de restrição à imigração com a ajuda dos votos do AfD, em uma inédita cooperação com a ultradireita.

O foco da campanha mudou drasticamente para a imigração depois que um solicitante de asilo afegão foi preso devido a um ataque com faca em 22 de janeiro, que se seguiram a outros assassinatos em espaços públicos por pessoas de origem imigrante.

A tentativa de Merz de dar continuidade a um projeto de lei de imigração adicional no Parlamento fracassou na sexta-feira (31), quando alguns de seus próprios parlamentares lhe negaram apoio.

A pesquisa da Forsa foi realizada entre 28 de janeiro e 3 de fevereiro, quase totalmente após a primeira votação parlamentar.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Eleições na Alemanha: Apoio a aliança conservadora cai em pesquisa no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.