Portuguesa e mais quatro: como está luta pela Série D via Paulistão

Praticamente todos os 16 participantes do Campeonato Paulista já fizeram sete das 12 partidas previstas na primeira fase — o duelo entre São Paulo e Inter de Limeira, válido pela primeira rodada, será disputado na próxima segunda-feira (10), no Mané Garrincha, em Brasília (DF).

Uma das disputas mais importantes (e interessantes de se acompanhar no momento) envolve os cinco times que miram uma das três vagas que o Paulistão oferece à Série D do Campeonato Brasileiro de 2026: Portuguesa, Noroeste, Velo Clube, Inter de Limeira e Água Santa.

Todos também estão ameaçados de rebaixamento, aparecendo fora das duas primeiras colocações dos grupos, posições que garantem vaga para as quartas de final. O Norusca é o “líder” dessa disputa paralela por vaga no torneio nacional, com seis pontos e saldo de -2.

A Lusa vem a seguir, com seis pontos e -4 de saldo. Galo Vermelho e Leão da Paulista somam cinco pontos, um a mais do que o Netuno, que, com quatro, forma a zona de descenso para a Série A2 do Paulistão ao lado do Botafogo de Ribeirão Preto.

Três desses cinco clubes, porém, estarão na Série D deste ano: Água Santa, Inter de Limeira e Portuguesa vão lutar por um dos quatro acessos à Série C. O quarto representante do estado de São Paulo será o Monte Azul, que foi campeão da Copa Paulista, mas disputa a Série A3 do Paulistão.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Portuguesa e mais quatro: como está luta pela Série D via Paulistão no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.