Cidade de SP tem 1ª morte por dengue em 2025; vítima tinha 11 anos

A cidade de São Paulo registrou a primeira morte por dengue em 2025. A vítima é uma menina de 11 anos. A informação foi confirmada pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) nesta terça-feira (11).

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a menina era moradora da região de Ermelino Matarazzo, na zona leste de São Paulo. O caso passou por investigação epidemiológica pelo Instituto Adolfo Lutz.

O Painel de Arboviroses da Secretaria Estadual da Saúde indica que outros 12 óbitos estão em investigação na capital. São Paulo já confirma 3.721 casos de infecção pela doença, conforme dados da plataforma. Outros 769 estão sob suspeita.

A menina integrava o público elegível para vacinação contra a dengue em São Paulo (10 a 14 anos). Não há confirmação por parte da secretaria se ela havia sido vacinada ou não.

Apesar de o imunizante estar disponível no SUS, a cobertura vacinal ainda é baixa na capital paulista. Dados divulgados pela pasta na última sexta-feira (7) revelam que o público nesta faixa etária é estimado em 600 mil pessoas. No entanto, apenas 259 mil receberam a primeira dose (38%) e 134 mil as segundas doses (20%).

Os baixos índices de conclusão do esquema vacinal têm levado a Prefeitura de São Paulo a realizar uma busca ativa pelos responsáveis de crianças e adolescentes que integram o grupo.

Os profissionais das Unidades Básicas de Saúde ligam para os responsáveis, tentam identificar o motivo e solicitam que o jovem seja levado até a o posto para completar o esquema. Caso a equipe não consiga falar com o familiar e a criança ou adolescente não compareça à unidade, a tentativa é presencial.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Cidade de SP tem 1ª morte por dengue em 2025; vítima tinha 11 anos no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.