Incêndio afeta planejamento e cadeia produtiva do Carnaval, diz Liga RJ

A Liga RJ afirmou, nesta quarta-feira (12), que o incêndio na Maximus Confecções, no Rio de Janeiro, impacta diretamente o planejamento e a cadeia produtiva do Carnaval. Império Serrano, Unidos da Ponte, Unidos de Bangu e União do Parque Acari tiveram fantasias destruídos pelas chamas.

A entidade que administra os desfiles da Série Ouro, segunda divisão da folia carioca, se manifestou por meio de nota publicada no Instagram e afirmou que convocará uma Assembleia Geral Extraordinária para definir os próximos passos.

“O impacto deste incidente atinge diretamente o planejamento do Carnaval e toda a cadeia produtiva envolvida na sua realização”, diz o texto, “A Liga RJ convocará, com urgência, seus Presidentes para uma Assembleia Geral Extraordinária a fim de avaliar a situação e definir os próximos passos, garantindo que nenhuma escola de samba filiada seja prejudicada. Nosso compromisso é buscar soluções que possibilitem a continuidade dos trabalhos e a realização do Carnaval com a grandiosidade que o povo merece.”

View this post on Instagram

A post shared by Liga RJ (@ligarjcarnaval)

Prefeito diz que escolas não serão rebaixadas

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), afirmou que as escolas de samba afetadas pelo incêndio que aconteceu a Maximus Confecções, no bairro de Ramos, na Zona Norte, não serão rebaixadas.

Em publicação feita em sua conta oficial no X, Paes se solidarizou com os componentes das agremiações e não explicitou se a regra de não-rebaixamento neste Carnaval será válida para todas as escolas da Série Ouro (segundo divisão da folia carioca) ou se apenas às quatro atingidas.

“Conversei agora com o presidente Hugo Júnior, da Série Ouro, que me deu mais detalhes das três escolas afetadas pelo incêndio de hoje em Ramos. Já tomamos a decisão de que, independente de qualquer coisa, as escolas não serão rebaixadas no carnaval desse ano. Havendo possibilidade de desfilar, as três serão consideradas hors con-cours”, escreveu o prefeito do Rio.

Como foi o incêndio?

Um incêndio atingiu uma fábrica de fantasias de carnaval em Ramos, na zona Norte do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira.

O Corpo de Bombeiros informou que diversas equipes atuam no combate às chamas, além de grupamento aéreo. Os militares foram acionados às 7h39 para a ocorrência na Rua Roberto Silveira.

Segundo o governo do Rio de Janeiro, mais de 30 viaturas e 90 bombeiros estão no local, incluindo especialistas em salvamento em altura.

Até o momento, 17 pessoas foram resgatadas do edifício, sendo que nove foram encaminhadas a hospitais da região. A Polícia Militar também isola o entorno da fábrica para garantir a segurança da população.

Carnaval 2025: veja a ordem dos desfiles das escolas de samba do Rio

Este conteúdo foi originalmente publicado em Incêndio afeta planejamento e cadeia produtiva do Carnaval, diz Liga RJ no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.