Cineasta Cacá Diegues, morto aos 84 anos, era torcedor do Botafogo

Um dos maiores cineastas do Brasil, Cacá Diegues morreu na madrugada desta sexta-feira (14). Conhecido por filmes como “Bye bye Brasil” e “Deus é brasileiro”, ele tinha 84 anos.

Cacá Diegues era torcedor fanático do Botafogo. O clube ainda não se manifestou sobre a morte do torcedor.

Diegues demonstrou paixão ao time ainda não infância, quando aos seis anos, deixou a cidade de Maceió e foi morar no Rio de Janeiro, no bairro de Botafogo.

Paixão pelo futebol

Escritor de diversos artigos no jornal “O Globo”, o futebol era tema recorrente. Ali, Diegues exaltou a qualidade da história do clube.

“O Botafogo foi sempre um celeiro para a seleção brasileira. Fomos duas vezes bicampeões em 1961/62 e depois em 1967/68; nas duas oportunidades (como em outras intermediárias) contribuímos com nossos melhores jogadores, ajudamos com nossos craques a montar as melhores seleções do país. Que o digam Gerson e Paulo Cesar e, mais uma vez, Garrincha e Nilton. O futebol é belo e nos surpreende sempre, seja em que circunstância for. Deus me livre de, por causa de eventual fracasso, abandoná-lo de uma vez”, escreveu em artigo de 2023 em que fala sobre a importância de continuar torcer para o Botafogo após, naquele ano, o clube não conquistar o Brasileirão em uma campanha que liderou boa parte da competição, mas foi superado pelo Palmeiras. 

A morte

Um dos maiores cineastas do Brasil, Cacá Diegues morreu na madrugada desta sexta-feira (14). Conhecido por filmes como “Bye bye Brasil” e “Deus é brasileiro”, ele tinha 84 anos.

De acordo com a Academia Brasileira de Letras (ABL), o cineasta morreu no Rio de Janeiro, em decorrência de complicações durante uma cirurgia. Membro da ABL desde 2018, Diegues foi um dos grandes nomes do cinema nacional.

“Sua obra equilibrou popularidade e profundidade artística, abordando temas sociais e culturais com sensibilidade. Durante a ditadura militar, viveu no exílio, mantendo-se sempre ativo no debate sobre política, cultura e cinema. A ABL expressa solidariedade à esposa, Renata Almeida Magalhães, e aos filhos”, publicou a instituição.

Batizado Carlos Diegues, o artista nasceu em Maceió, Alagoas, em 19 de maio de 1940. Com 6 anos, sua família se mudou para o Rio de Janeiro e criou raízes em Botafogo, bairro onde ele passou toda a infância e adolescência.

Diegues deixa quatro filhos — os dois primeiros de seu casamento com Nara Leão. O cineasta era casado, desde 1981, com a produtora de cinema Renata Almeida Magalhães.

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Cineasta Cacá Diegues, morto aos 84 anos, era torcedor do Botafogo no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.