Zelensky diz que Rússia pode atacar país da Otan no ano que vem

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, alertou que a Rússia está se preparando para atacar um país da OTAN no próximo ano, citando a inteligência ucraniana, e afirmou que Moscou renovará a ofensiva na Ucrânia se Kiev não receber garantias de segurança suficientes.

Falando nesta sexta-feira (14) na Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha, Zelensky disse que o presidente russo Vladimir Putin poderia lançar um ataque a um membro da Otan já em 2026.

“Isso é o que obtive da inteligência. Acho que ele está preparando a guerra contra os países da aliança no ano que vem”, falou o líder ucraniano aos repórteres.

O presidente há muito tempo afirma que Putin “não vai parar” na Ucrânia, embora as observações desta sexta-feira tenham dado um cronograma mais específico do que antes, e seria mais cedo do que outras estimativas europeias.

No ano passado, o ministro da defesa da Dinamarca expressou, “não se pode descartar que em um período de três a cinco anos, a Rússia testará o Artigo 5 e a solidariedade da Otan”.

Zelensky também declarou nesta sexta-feira (14) que se a Ucrânia não receber garantias de segurança em uma paz negociada, isso seria “muito lucrativo” para a Rússia.

Segundo ele, dizer a Putin para parar é simplesmente insuficiente. “Isso não é o bastante, é por isso que o parar são garantias de segurança para nós”, acrescentou.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Zelensky diz que Rússia pode atacar país da Otan no ano que vem no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.